Pesquisar no Blog

terça-feira, 17 de julho de 2018

Cabelos étnicos - saiba quais são os tipos e as texturas dos fios



Um dos traços mais marcantes da população brasileira é a miscigenação. Essa mistura de raças gera vários tipos de fios e texturas capilares. Luciana Maluf, dermatologista e consultora de beleza da Condor, explica a configuração e características dos fios por suas etnias.

As madeixas apresentam diferentes características de acordo com o grupo étnico e a genética de cada pessoa. As variações raciais e individuais determinam o padrão de crescimento, a forma e a textura dos fios. “De acordo com a curvatura da haste os fios podem ser lisos, ondulados ou crespos. Todos possuem uma composição básica: a queratina. O que varia é a sequência de aminoácidos que compõe a proteína e a sua distribuição na fibra”, detalha a médica.

Conheça os tipos de fios:

Cabelo liso: típico das etnias mongólica, oriental e nos esquimós e indígenas. O folículo está em posição reta. Assim o fio cresce liso ao sair do couro cabeludo. Os fios são redondos no corte transversal, têm diâmetro regular e são consistentes. A queratina está distribuída uniformemente pelo fio. Cabelos lisos costumam permitir um fluxo maior da oleosidade que é produzida do couro cabeludo para as pontas e permite a formação de um filme lipídico (gordura/oleosidade) mais uniforme em toda a extensão da fibra. O resultado é a perda menor de água por evaporação o que mantém o fio hidratado por mais tempo. Fio cilíndrico é menos propício a formação de nós e é menos suscetível a danos. Além disso, a superfície lisa dos cabelos reflete mais facilmente a luz, tornando os fios naturalmente brilhantes.

Cabelo ondulado: está mais presente nos caucasianos (brancos), mas pode ser encontrado em diversas etnias. No corte tranversal, os fios possuem formato ovalado, a queratina é distribuída irregularmente, se concentrando mais em algumas extremidades. A haste é lisa, com uma curvatura central em forma de “S”. Por isso, os fios nascem lisos na raiz, mas formam cachos e ondas. A melhor fluidez da oleosidade do couro cabeludo ao longo da fibra faz com que a formação do filme lipídico tenha mais dificuldade de chegar às pontas dos cabelos – o que torna os fios cacheados e ondulados mais frágeis, com as pontas mais secas, ressecadas, frisadas e estão mais sujeitos a quebra mecânica. Os cabelos cacheados, quando estão saudáveis, apresentam cachos bem definidos, maleáveis, hidratados e com brilho.

Cabelo crespo: mais comum na etnia negra, o corte transversal do fio apresenta diâmetro irregular, é grosso em algumas partes e fino em outras e tem uma distribuição desnivelada de queratina. Sua haste tem uma curvatura extremamente acentuada e nasce em forma de espiral desde a raiz. Essa característica torna mais difícil a distribuição da oleosidade natural do couro cabeludo e a consequência são fios mais secos. Por este motivo, são mais difíceis de pentear, estão sujeitos a nós e ficam quebradiços e frágeis. A superfície dos cabelos crespos não reflete luz e tem aparência seca e opaca. Considerando as características naturais dos cabelos crespos e também os efeitos de fatores externos são necessários cuidados específicos. É preciso proteção, hidratação e nutrição para o controle do volume e para deixá-los mais bonitos e definidos.

“Como um órgão vivo, o cabelo está sujeito a um ambiente externo e interno que pode variar seu estado fisiológico. Em desequilíbrio capilar, o fio se torna opaco, frágil e quebradiço, causando dificuldade para ser penteado. Portanto, é fundamental cuidar dos fios para mantê-los saudáveis”, enfatiza a doutora Luciana Maluf, dermatologista e consultora de beleza da Condor.

Dossiê dos Fios:


LISOS
ONDULADOS
CRESPOS
HASTE
Reta
Lisa na raiz, com curvatura em “S”
Espiralada desde a raiz
CORTE TRANSVERSAL
Redondo
Ovalado
Achatado
DIÂMETRO
Regular
Irregular
Muito irregular
QUERATINA
Uniforme
Distribuição Irregular
Distribuição Irregular
FILME LIPÍDICO
Uniforme
Dificuldade para chegas às pontas
Muita dificuldade para chegar às pontas
PROBLEMAS MAIS COMUNS
Excesso de oleosidade e frizz.
Fios frágeis, ressecados, frisados e sujeitos a quebra.
Fios secos, frágeis e quebradiços com aparência seca e opaca.   
CABELO SAUDÁVEL
Fios naturalmente hidratados e brilhantes.
Cachos definidos, fios maleáveis, hidratados e com brilho.
Cachos definidos, fios maleáveis, nutritivos, hidratados e com brilho.

 


Condor
http://www.condor.ind.br/  / SAC: 0800 47 6666


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Posts mais acessados