Pesquisar no Blog

terça-feira, 17 de julho de 2018

5 DICAS PARA EMAGRECER E MANTER O PESO PARA SEMPRE


Tão difícil quanto emagrecer é manter o peso e evitar o efeito sanfona. Para resolver esse problema, não há milagre: é preciso mudar o comportamento e criar hábitos saudáveis


Quem está na luta contra a balança e nunca sofreu com o efeito sanfona que atire a primeira pedra! Manter o peso perdido é uma dificuldade para a maioria das pessoas, como mostra uma pesquisa publicada no periódico científico Obesity com 14 participantes do programa de televisão americano The Biggest Loser, iniciada em 2009 por Kevin Hall, especialista em metabolismo no Instituto Nacional de Diabetes e Doenças Digestivas e Renais dos EUA. Os participantes perderam durante o reality show uma média de 51kg cada um e, seis anos após o programa, voltaram a engordar cerca de 30kg.

Como manter o peso perdido para sempre? Estudos apontam que o segredo para uma perda de peso definitiva está sempre ligado a mudança de hábitos.

O
Registro Nacional de Controle de Peso, gerenciado desde 1994 pela pesquisadora de psiquiatria e comportamento humano da Brow Medical, Rena Wing, comprova isso por meio de um compilado de dados de mais de 10 mil pessoas, de diferentes estados norte-americanos, que perderam em média 66 libras cada (cerca de 35 quilos) e mantiveram esta perda por mais de 5 anos. O estudo revela que a única característica comum entre todas as pessoas que mantiveram o peso ideal é a mudança em seu comportamento cotidiano.

No Brasil, o método de emagrecimento inteligente Afine-se também comprova essa teoria. Baseado em uma metodologia exclusiva de reeducação de hábitos, cujos pilares são Repetição, Educação, Monitoramento Contínuo e Motivação (REMM), o Afine-se já ultrapassa 13 mil clientes atendidos e quase 120 toneladas de peso eliminadas. "Nós trabalhamos a gestão de peso através da estimulação de hábitos saudáveis e geração de consciência de estilo de vida e pedagogia alimentar, com o objetivo de mudar os padrões mentais e comportamentais dos pacientes para que possam manter o emagrecimento de forma definitiva", explica uma das criadoras do método, a enfermeira esteta Mariane De Chiara.


Confira abaixo dicas utilizadas no Afine-se para evitar o efeito sanfona e manter o peso perdido:


1 - Adote uma estratégia inteligente de emagrecimento
A maioria das pessoas quando quer perder peso se restringe apenas a dietas, exercícios físicos e até cirurgias e medicamentos. De fato, essas atitudes geram resultados na maioria dos casos, porém nem sempre duradouros! É preciso adotar uma estratégia incluindo novos hábitos na rotina de maneira permanente, criando metas possíveis e adequadas ao estilo de vida.


2 - Saia do piloto automático
Segundo pesquisa da Universidade Duke, dos Estados Unidos, mais de 40% das ações que temos em um dia são provenientes dos hábitos, portanto se repetem frequentemente a partir de uma programação cerebral, como se estivéssemos ligados no "piloto automático". Dirigir e falar ao celular são exemplos. O mesmo acontece com a alimentação, quando agimos por impulso e sem pensar no que estamos ingerindo em cada refeição.


3 - Um novo hábito é conquistado através da repetição
Todo começo é difícil. Aprender uma coisa nova e executá-la com excelência, demanda tempo e esforço. Um estudo de Jane Wardle, do University College de Londres, publicado no European Journal of Social Psychology, afirma que são necessários 66 dias para transformar uma atividade em algo automático. 

Portanto, o importante é não desistir! Quanto mais vezes um comportamento positivo é repetido, mais o cérebro entende a nova "programação" e passa a substituir antigos hábitos nocivos.


4 - Mantenha os novos hábitos
A mudança dos padrões mentais e de comportamento deve ser parte do dia a dia, para que aos poucos os novos hábitos façam parte do estilo de vida. É fundamental praticar constantemente os novos aprendizados. A prática leva à perfeição!


5 - Motive-se!
Resgatar a motivação todos os dias é essencial. Mesmo depois de ter aprendido novos hábitos saudáveis, deve-se manter sempre na memória o objetivo inicial.

A força de vontade é o ingrediente mais importante de todo esse processo.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Posts mais acessados