Pesquisar no Blog

quarta-feira, 11 de julho de 2018

10 dicas de estudo para arrasar no vestibular


Professores do Colégio Salesiano orientam jovens que estão passando por esse momento


O vestibular traz sempre muita preocupação e tensão para os estudantes, já que é um dos momentos mais importantes da vida do jovem. Nesta fase, é importante estabelecer uma rotina e uma organização diária entre os estudos e lazer, e ainda, definir metas para alcançar os objetivos.

Por isso, os professores do Liceu Coração de Jesus e do Colégio Salesiano Santa Teresinha separaram algumas dicas para ajudar aos jovens a evitarem o desgaste físico e mental para obterem um melhor desempenho durante os testes. Confira:


ANTES DA PROVA:
  1. 1. Delimitar Meta
O aluno precisa estudar com intencionalidade - portanto precisa saber qual curso deseja concorrer, o tipo do exame, qual universidade abrange seu interesse, em qual pais – para traçar seu planejamento de estudo de forma efetiva.

  1. 2. Planejar os estudos
Elaborar um plano de estudo fiel à sua meta, mas que respeite seu tempo disponível para essa atividade. O aluno deve colocar no papel, a sua rotina semanal, para não se perder em procrastinação; respeitar o relógio biológico que é quem comanda os ritmos e horários. Por exemplo, alguns alunos são matutinos, ou seja, apresentam mais facilidade para estudar de manhã. Outros, são vespertinos, produzem mais no período noturno e não gostam de dormir cedo. Nunca podemos deixar de ouvir nosso corpo – essa atenção é fundamental para o sucesso.

  1. 3. Ter espaço próprio
Escolher um espaço de referência, que respeite a particularidade do estudante. Esse espaço não pode conter elementos que roube a atenção do estudante, principalmente dispositivos com acesso a redes sociais.

  1. Envolver em grupos de estudo
Participar de grupos de estudo, principalmente daqueles voltados ao seu objetivo. Estudar entre iguais é uma ótima opção para alunos que têm vergonha de tirar dúvidas em sala de aula. Além disso, quando tiver dificuldades é preciso pedir ajuda.

  1. 5. Tirar um tempo para lazer e descanso
Estudar é importante, mas não pode esqueçer que mesmo os campeões se programam para momentos de prazer, relaxamento, alegria, como jogar futebol, vídeo game, mexer em redes sociais, valorizar os espaços de encontros sociais. Esses momentos são essenciais para o equilíbrio e saúde mental de adolescentes e jovens. Dormir bem também é importante, pois o sono é espaço propício para a estruturação da memória de longa duração e para a revitalização do corpo.

  1. 6. Afastar a ansiedade
A ansiedade é o maior inimigo da memória e da concentração. Em momentos de stress a pessoa deve buscar o equilíbrio, regular a respiração e assumir o controle da situação. Alunos ansiosos podem ter pior desempenho em exames, pois o excesso de cortisol pode dificultar o acesso à memória.


DURANTE A PROVA:
  1. 7. Ler tudo antes de começar
Verificar toda a prova antes de começar a resolvê-la. Procurar resolver primeiro as questões com conteúdo que já domina. Essa estratégia simples evita que você perca grande tempo da prova em uma única questão. Deixar as questões mais difíceis para o final.

  1. 8. Entender o enunciado
Ler atentamente os enunciados das questões. Eles podem conter informações importantes para a resolução do problema - muitas vezes essas informações não são colocadas de forma óbvia nos textos. Por isso, evite leituras superficiais e, se necessário, repita a leitura até que se entenda o que foi pedido.

  1. 9. Dar respostas mais completas
Nas questões envolvendo cálculo, geralmente a resposta é dada em relação à determinada grandeza (comprimento, área, força, energia, etc.), É necessário ficar atento para as unidades de medida dessas grandezas (m, cm2, N, J, etc,). Não expressar as grandezas nas unidades apropriadas pode diminuir a nota da prova, principalmente tratando-se de questões discursivas.

  1. 10. Ficar atento aos detalhes
Questões de múltipla escolha podem gerar indecisão quando não há domínio do conteúdo e com várias alternativas diferentes. Porém, em muitos casos, várias dessas alternativas podem ser descartadas apenas por uma boa interpretação da questão, o que aumenta a probabilidade de acerto (como se fosse um "chute" consciente). Nesse caso, é preciso se atentar a todos os detalhes, por menores que sejam: datas, proporções, sinais algébricos (+/-), sentido de vetores.





Fontes: Prof. Luís M. Cerdeira (Doutor em Química pela Universidade de São Paulo) Prof. Marco A. Miguel (Bacharel e Licenciado em Química pela Unifieo) e Fábio Moraes, coordenador pedagógico do Liceu Coração de Jesus, (Bacharel e Licenciatura em Filosofia Antropológica pelo Centro Universitário Salesiano de São Paulo; Pós-Graduada em Gestão de Instituições Educacionais pelo Centro Universitário Claretiano)


Colégio Salesiano Santa Teresinha
Rua Dom Henrique Mourão, 201 – Santa Terezinha
www.salesianost.com.br
 

Liceu Coração de Jesus
Alameda Dino Bueno, 285 – Campos Elíseos
www.liceucoracaodejesus.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Posts mais acessados