Pesquisar no Blog

segunda-feira, 18 de junho de 2018

Serasa lança solução digital para ajudar a combater superendividamento do servidor público


 Em dezembro de 2017, 29% dos servidores estaduais e federais estavam inadimplentes. Dos servidores que são homens, 31,7% estão inadimplentes


Um estudo inédito da Serasa Experian mostra que em dezembro 2017, 29% dos servidores federais e estaduais estavam inadimplentes. Embora o percentual de inadimplência desse público seja menor que o da população adulta, de 40%, para os economistas da Serasa, o dado preocupa, já que uma das maiores causas da inadimplência é o desemprego e o descontrole financeiro, e nesse segmento, o desemprego é praticamente inexistente. Por isso, para ajudar a combater o superendividamento dessa categoria, a Serasa lança hoje uma nova solução digital e gratuita para órgãos públicos.

A ferramenta, Serasa Consig, vai ajudar os órgãos públicos a ter melhor gestão dos limites das margens de crédito em folha de pagamento, apoiando nas melhores decisões e condições de crédito para os servidores. “A solução vai ajudar tanto as consignatárias quanto os servidores pois reduz o risco do superendividamento”, explica, o diretor de gestão de estratégia da Serasa Experian, Mário Rodrigues.

Os órgãos públicos fornecerão para seus servidores um login e senha para que eles vejam o quanto a renda deles está comprometida e analisem as melhores linhas de crédito disponibilizadas pelos bancos. “A ferramenta vai permitir que o servidor tenha maior controle das finanças pessoais referentes aos descontos em folha e vai ampliar o acesso às melhores ofertas de consignação”, diz o executivo.


Mapa da inadimplência dos servidores públicos

Dos servidores que são homens, 31,7% estão inadimplentes. De todas as servidoras, 25,7% estavam inadimplentes no ano passado. Em relação à idade, a faixa etária com o maior percentual de servidores inadimplentes é a faixa entre 18 e 30 anos.


Em relação à faixa de renda, 46,6% dos servidores públicos que ganhavam até 1 salário mínimo estavam inadimplentes. Se analisarmos por região, na região Norte, 44,7% dos servidores estão inadimplentes.
 

Metodologia

Para o estudo de inadimplência do servidor público foi considerada uma amostra de cerca três milhões de entre funcionários públicos e federais, refletindo o comportamento da inadimplência em âmbito nacional. Considerou-se as variações registradas em dezembro de 2017 no número de cheques sem fundos, títulos protestados, dívidas vencidas com bancos e dívidas não bancárias (lojas em geral, cartões de crédito, financeiras, prestadoras de serviços como fornecimento de energia elétrica, água, telefonia etc.) em todo o país.



Entenda o Serasa Consig

  • A solução que contribui para uma gestão segura da margem consignável, apoiando o crédito sustentável para os servidores públicos, pode ser contratada por entidades públicas das esferas federais, estaduais e municipais.
  • Com essa ferramenta, a área de recursos humanos dos órgãos públicos gerencia as consignações de seus servidores.
  • As instituições financeiras podem confirmar a margem consignável e até renegociar contratos no sistema, que registrará, em tempo real, a consignação na folha de pagamento do consignado.
  •  Os funcionários destes órgãos públicos podem verificar todas as informações de seus contratos, quanto que já está comprometido da sua renda, como valores já descontados e valores a descontar, além de simular empréstimos e comparar as taxas oferecidas pelas consignatárias.
·         




Serasa Experian
www.serasaexperian.com.br/ 


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Posts mais acessados