Pesquisar no Blog

sexta-feira, 22 de junho de 2018

Os efeitos do jejum intermitente no organismo


 Endocrinologista fala sobre benefícios e contraindicações da dieta

Atingir o peso ideal é o sonho de consumo de muitas pessoas e, para isso, algumas recorrem às mais diversas dietas. Um dos métodos de emagrecimento mais populares no momento é o do jejum intermitente, que consiste basicamente em alternar períodos de ingestão de alimentos com abstinência, variando o número de horas sem comer e gastando as reservas de gordura do organismo para a produção de energia nestes períodos em jejum.
A dieta pode promover queima de gordura corporal, perda de peso, diminuição do apetite, queda dos níveis de colesterol, dos indicadores inflamatórios e da pressão arterial, além de ajudar a controlar as taxas de glicemia no sangue. A endocrinologista e metabologista da Clínica Soulleve, Dra. Cassandra Lopes, explica que o método pode melhorar os padrões metabólicos e ser uma ferramenta útil para a reeducação alimentar, quando bem orientada.
Mas o método não tem apenas prós segundo constatou um estudo do Departamento de Fisiologia e Biofísica da Universidade de São Paulo (USP), lançado em maio deste ano. A pesquisa concluiu que os longos períodos sem ingestão de alimento podem causar danos no pâncreas e no funcionamento da insulina, hormônio secretado por esse órgão, e diretamente associado à diabetes tipo I e II.
 “Outra preocupação, é que quando adotado a longo prazo e de forma cotidiana, esse método pode alterar o comportamento alimentar, levando a um quadro de anorexia. Por isso, é importante o acompanhamento com um profissional especializado, que avaliará cada caso, apresentando a melhor alternativa de emagrecimento”, finaliza Cassandra.




Dra. Cassandra Lopes - Endocrinologista e Metabologista - especialista pela Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia (SBEM), coach em emagrecimento pela Sociedade Brasileira de Coaching. E desenvolveu, junto à Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS), programas de prevenção em diabetes, obesidade, tabagismo, osteoporose e cuidados à gestante. Além disso, ela atende em sua especialidade na Clinica Soulleve.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Posts mais acessados