Pesquisar no Blog

terça-feira, 12 de junho de 2018

O Verdadeiro Poder do Sorrir


Você acorda, o dia nem começou e aqueles que estão ao seu lado... esposa, marido, filhos, pais... inclusive você... já estão pensando em suas tarefas diárias ou ainda pior, buscando novidades que levem sua energia pra baixo nas redes sociais... mas e o sorriso do bom dia? AH! Este fica para depois! Quem sabe quando achar uma boa piadinha no Facebook!

Então a luta começa, o caminho da batalha é árduo com a mescla das buzinas que atiram como armas para todos os lados e as expressões de tensão pré-guerra que encontramos nos atalhos que o Waze nos joga comandando nossa vida... O consolo fica com os vários guerreiros kamikazes que encontramos ao longo do caminho... Estamos juntos! Mas e o nosso sorriso? AH! Este fica para depois! Quem sabe quando o Waze nos falar que encontrou um caminho 3 minutos mais rápido!

Para estar com o corpo preparado para a guerra uma boa dose de café é necessária e então na área do café encontramos diversos combatentes injetando doses extras de cafeína na veia e discutindo todas as estratégias para o sucesso do seu exército e o alcance de seus KPIs, do ROI de suas ações... A tensão do ambiente mesmo com as super porções de cafeína são nítidas e o desejo de todos é que seu exército coloque na prática o espírito do trabalho em equipe em prol das estratégias descritas no mapa estratégico.. E o sorriso deste exército? AH! Este fica para depois! Quem sabe na conquista de um dos KPIs!

Fora da nossa zona de guerra, quando estamos num restaurante com amigos ou familiares buscando nosso propósito da batalha, ou quando estamos num supermercado procurando as promoções que façam a batalha se tornar mais suave, ou ainda quando estamos na academia buscando sanar a inveja dos corpos sarados... em todos os lugares nestes momentos de buscas pela razão do viver encontramos combatentes fazendo a guerra acontecer! E o nosso sorriso nestes momentos de busca interior ao encontrarmos os mais diversos combatentes, onde está? AH! Este fica para depois! Quem sabe quando achar as respostas das minhas buscas ou a balança na academia me mostrar que perdi 1kg.

Diariamente pessoas vivem esta realidade.. momentos de guerra, de batalha, de busca.. que ao não encontrarem outra razão a não ser a da vida de um combatente kamikaze que faz o que faz para um dia morrer pensando que “deu” o seu melhor, acabam literalmente passando pela vida ou então vendo ela passar!
Se você chegou até aqui com sua leitura, muito provavelmente se identificou em algum momento com o que escrevi anteriormente ou viu que existe uma relação íntima com alguém próximo de você! Pois bem, então tenho algo a lhe dizer... e que você tem total liberdade de passar adiante!

Todos os dias perdemos a oportunidade de sorrir por acordar ao lado de pessoas que compartilham e reconhecem nosso esforço em buscar o melhor e que muitas vezes nos acordam com um bom dia sorridente o qual deixamos para retribuir quem sabe num sábado de férias! 

Perdemos a oportunidade de sorrir logo cedo ao caminho de nosso trabalho quando cruzamos com milhares de pessoas que invejam o trabalho que temos e que no fundo quando nos olham apenas querem um sorriso para que sirva como estímulo ao seu dia ou até a sua vida! Não custaria nada pra gente, mas deixamos para quem sabe sorrir para eles quando num dia de chuva nos cederem a vez no trânsito!

Perdemos a oportunidade de sorrir no momento do café com aqueles que trabalham conosco até mesmo quando um deles nos conta da medalha de participação que o filho ganhou na corrida de saco da escola no dia anterior.. até porque isto não significa nada pra gente, não é? O que significa mesmo é se vamos ou não alcançar os nossos KPIs.. Vamos ser mais profundos e falar a verdade? O ato de sorrir não custaria nada pra gente, assim como o retorno deste sorriso para o pai da criança não teria como calcular quanto a empresa estaria ganhando com o aumento de sua produtividade, comprometimento e até dos níveis elevados de satisfação em fazer parte deste time! Grandes resultados gerados pelo simples e verdadeiro sorriso! Valores de um lado ou de outro incalculáveis, mas nitidamente percebidos ao vivenciarmos cada situação! AH! Você ainda quer saber dos KPIs? Tenha certeza que com o sorriso contagiando a corporação cada KPI será alcançado mais facilmente e ainda acabará se tornando parte do propósito de vida de todos aqueles que fazem parte da equipe! E sabe quanto você gastou com treinamentos, sessões de coaching e feedbacks? Zero!! 

Apenas sorriu e mais sorriu!

Diria inclusive que perdemos infinitas oportunidades de sorrir em cada relação que temos, entenda relação não como relação marido e mulher, mas sim relação humana... com o caixa do supermercado, o garçom do restaurante, a copeira da empresa, a diarista da sua casa, o motorista do Uber... infinitas oportunidades de levar ao mundo muito mais que soluções para a guerra, mas sim soluções para a vida! A vida não deve e nem é uma guerra... uma batalha... e muito menos uma busca... a vida é aquilo que vivemos hoje, aqui e agora... e tenha certeza que a cada sorriso expressado em seu rosto pelos momentos que compartilha, sejam momentos que tragam importância para o seu “eu” ou em momentos que não tragam nenhuma importância para o seu “eu” mas sim para o “nós” ou simplesmente para o “próximo”... a cada simples sorriso, você produz uma energia a todos aqueles que estão ao seu redor de fazer o bem comum, de também sorrirem para aqueles que estão ao seu lado, independente de quem quer que seja e transformarem seus lares, seus ambientes de trabalho, suas relações, a sociedade em si num lugar melhor e mais prazeroso de se viver!

AH! E a guerra, o combate, as buscas eternas pelos sentidos da vida... onde ficam? Quem sabe para uma próxima vida! Pois nesta vida o que eu quero mesmo é sorrir e viver!





Rodrigo Iubel - Professor da IBE Conveniada FGV.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Posts mais acessados