Serviços
e produtos podem ter preços diferentes para quem paga em dinheiro, cartão de
crédito ou débito.
Desde
a aprovação da Lei 13455, em 2017, é possível diferenciar os preços de produtos
ou serviços dependendo da forma de pagamento. Antes desta regulamentação não se
permitia cobrar preços diferentes caso o consumidor pagasse em dinheiro,
cheque, cartão de crédito ou débito. Com essa mudança, as empresas passaram a
poder diferenciar preços, formas de pagamento e prazos.
Para
os professores da FGV, Andriei Beber e Fabiano Coelho, quem sai ganhando é o
consumidor. “Entre os benefícios estão a eficiência econômica, na medida em que
os estabelecimentos conseguem sinalizar, através de seus preços, os custos de
cada produto. As empresas passaram a poder diferenciar o preço dependendo da
forma de pagamento. No entanto, sob o olhar dos fornecedores, a mensuração dos
custos envolvidos nos prazos das vendas, naqueles obtidos nas compras e no
relacionamento com as instituições financeiras, pode significar a diferença
entre o lucro e o prejuízo”, apontam.
Antes
da lei, no momento da precificação, as empresas estimavam uma média cautelosa
dos gastos existentes em cada um dos meios de pagamento. “Com a possiblidade de
diversas formas de pagamento, não se considera o valor do dinheiro no tempo,
pois, tanto para pagamentos com cheque ou cartão de crédito, o recebimento
ocorrerá somente em períodos futuros, gerando divergência entre recebimentos e
pagamentos. O problema é que muitas empresas, para compensar esta divergência,
aplicam os juros desejados, sobre os preços à vista”, explicam. O ideal,
segundo os professores Beber e Coelho, seria a empresa mostrar ao consumidor o
aumento do valor, dependendo da forma de pagamento, e evidenciar o desconto que
terá se utilizar determinada forma.
Andriei Beber - doutor em Engenharia pela Universidade Federal do
Rio Grande do Sul, professor do Programa de Cursos Conveniados da FGV
Management e Conselheiro de Administração Certificado pelo IBGC. Também é
conselheiro independente da Tecnisa e especialista nas áreas de Finanças,
Gestão e Governança.
Fabiano Coelho - PhD em Business Administration pela Florida
Christian University, professor e coordenador do Programa de Cursos Conveniados
da FGV Management e consultor de empresas. Autor dos livros: Formação de preços
de produtos e serviços (edição própria), Gestão de Custos (FGV) e Orçamento e
Controle (FGV).
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