Pesquisar no Blog

terça-feira, 12 de junho de 2018

Dia dos Namorados: O amor não tem idade


Neste Dia dos Namorados temos que lembrar que amor não tem idade. Isso mesmo! O Brasil enfrenta hoje a realidade do envelhecimento populacional.

Baseado no Censo de 2010 o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) estimou em 2017 a população de idosos em 30,2 milhões, isso devido a um crescimento de 18% dessa população (IBGE, 2018).

Outro fenômeno que tem ocorrido é a maior participação de idosos em atividades sociais e culturais que nos levam a mais um tabu a ser discutido: a sexualidade de idosos.

Os estudos atuais evidenciam que a prática sexual entre idosos sofreu grande revolução após o uso de medicamentos para tratar a impotência sexual masculina (Olimpia, 2011; Rozendo, Alves, 2015).

Da mesma forma, os estudos apontam que embora os idosos possuam informações sobre as Doenças Sexualmente Transmissíveis (DST), existe pouca adesão ao uso de preservativos (masculino e feminino) (Laroque et al, 2011; Rozendo, Alves, 2015).

Ambos estudos evidenciam que o processo de envelhecimento requer a conscientização dos profissionais de saúde de que os idosos são sexualmente ativos, portanto expostos às DST.

Nesse sentido, os idosos devem ser estimulados e orientados, e que a abordagem da questão do uso do preservativo seja um assunto natural tanto durante as consultas, como nos grupos e eventos organizados que atinjam esta população.
A infecção por doenças sexualmente transmissíveis tem um impacto negativo na saúde do idoso em geral, e, portanto também na qualidade de vida do idoso, por esse motivo os idosos devem estar atentos, buscando práticas de autocuidado e estilo de vida saudável.





Rosemeire dos Santos Vieira - Coordenadora do Curso de Especialização em Enfermagem em Gerontologia e Geriatria da Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo (FCMSCSP) e Profa. do Curso de Graduação em Enfermagem FCMSCSP. Contato: rosemeire.vieira@fcmsantacasasp.edu.br



Referências 
IBGE. Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística. Agencia IBGE de Noticias. Número de idosos cresce 18% em 5 anos e ultrapassa 30 milhões em 2017. Acesso em: 11/06/2018. Disponível em: https://agenciadenoticias.ibge.gov.br/agencia-noticias/2012-agencia-de-noticias/noticias/20980-numero-de-idosos-cresce-18-em-5-anos-e-ultrapassa-30-milhoes-em-2017.html
Laroque MF, Affeldt AB, Cardoso DH, Souza GL, Santana MG, Lange C. Sexualidade do isoso: comportamento para a prevenção de DST/ AIDS. Rev Gaúcha Enferm., Porto Alegre (RS) 2011 dez;32(4):774-80.
Rozendo AS., Alves JM. Sexualidade na terceira idade: tabus e realidade. Revista Kairós Gerontologia. 2015:18(3), julho-setembro. pp. 95-107.
Olimpia HCC. Tudo azul com o sexual? Viagra e sexualidade. Reverso: Belo Horizonte, 2011: Ano 33 n. 61 p. 83 – 90 JUn


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Posts mais acessados