Pesquisar no Blog

segunda-feira, 11 de junho de 2018

Dia dos Namorados: a falta de privacidade online pode comprometer os seus dados e relacionamento


Segundo pesquisa realizada pela Kaspersky Lab, 78% dos brasileiros acreditam que os casais precisam ter um espaço privado tanto online quanto offline

Quando os relacionamentos começam, as vidas digitais individuais tornam-se um pouco confusas e os limites online podem ser comprometidos – ameaçando a privacidade pessoal. Segundo a pesquisa global realizada pela Kaspersky Lab e a Toluna, apesar da esmagadora maioria das pessoas afirmar que consideram seus relacionamentos mais importantes que sua privacidade, parcerias infelizes podem alimentar receios em relação à privacidade, e a falta de respeito aos limites muitas vezes leva a discussões.

Com grande parte de nossas vidas diárias ligadas ao mundo online e a dispositivos digitais, o papel da privacidade e da transparência nos relacionamentos está mudando. A pesquisa mostrou que, no Brasil, três a cada dez pessoas (78%) acreditam que os casais devem ter seu espaço privado, tanto online quanto offline, e 66% valorizam seus relacionamentos mais do que sua privacidade. Metade dos parceiros (54%) compartilha com o outro os códigos de acesso e as senhas de seus dispositivos, e um quarto (25%) das pessoas têm sua impressão digital cadastrada no dispositivo do parceiro.

No entanto, quando compartilhamos abertamente o acesso a nossa vida digital, nossos rastros digitais ficam expostos e todos os segredos, sejam eles bons ou ruins, são revelados. Quase metade (49%) dos usuários da Internet pesquisados no Brasil admite espionar seus parceiros online para ver o que eles estão fazendo, e esse número aumenta para 54%, quando analisado os dados da América Latina, entre aqueles que descrevem seus relacionamentos como instáveis ou que não têm certeza sobre seu futuro. Cerca de 29% dos brasileiros que consideram ter uma relação infeliz, alegam que seu parceiro coloca sua privacidade em risco; já para os brasileiros que consideram ter uma relação satisfatória, apenas 15% concordam com essa afirmação.

Para os brasileiros que consideram sua relação infeliz, cerca de 74% não estão dispostos a revelar nenhuma de suas atividades; mas novamente as diferenças foram encontradas comparação com aqueles que têm um relacionamento feliz (54%). As principais coisas que escondem incluem o conteúdo das mensagens que enviam para outras pessoas, como gastam seu dinheiro, alguns de seus arquivos pessoais e os sites que visitou. A questão da privacidade e do sigilo em torno de atividades online também pode levar a brigas: 39% dos brasileiros discutiram depois que um dos dois viu algo que o outro não queria compartilhar.
“Quando se estabelece um relacionamento, surgem dúvidas quanto aos limites da privacidade online e também até onde as pessoas estão preparadas para que seus parceiros conheçam e tenham acesso a suas vidas online. Com tantos parceiros usando os dispositivos uns dos outros ou bisbilhotando seus amados, os limites da privacidade podem acabar sendo ignorados. Isso pode ameaçar possíveis datas como o Dia dos Namorados ou aniversários e impedir que alguém mantenha segredos para seus parceiros”, diz Fabio Assolini, analista sênior de segurança da Kaspersky Lab. “É importante ter um equilíbrio entre um relacionamento sincero e transparente e a segurança de sua vida digital. Conversar abertamente com o parceiro e definir os limites da privacidade são um bom início; os recursos de privacidade dos produtos da Kaspersky Lab podem ajudar nisso.”

É possível colocar o amor e a privacidade lado a lado adotando algumas medidas simples para proteger sua vida digital pessoal, mesmo que você abra seu mundo online para seu parceiro.

Para manter seus segredos em segurança, o recurso File Shredder, uma espécie de fragmentador de arquivos dentro do Kaspersky Total Security, exclui arquivos de modo permanente para garantir que eles não possam ser restaurados. O recurso de Proteção de Privacidade oculta mensagens e chamadas em dispositivos Android; e, para esconder os sites visitados de curiosos, o Privacy Cleaner apaga o histórico de navegação e remove todos os vestígios de atividades do Windows.

O recurso de Navegação Privada bloqueia o rastreamento de sites e todas as tentativas de coleta de dados, impedindo a exibição de anúncios relacionados e ajudando a guardar qualquer segredo sobre presentes e planos para o Dia dos Namorados dos parceiros curiosos. Além disso, nada substitui o uso de senhas fortes em todas as contas, especialmente se você acha que precisa compartilhá-las com o parceiro, pois isso aumenta o risco delas caírem em mãos erradas. Além de ajudar a gerar senhas fortes, o Kaspersky Password Manager também as mantém protegidas e deixa as suas contas em segurança.






Kaspersky Lab

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Posts mais acessados