Pesquisar no Blog

segunda-feira, 14 de maio de 2018

Trabalhador feliz é 31% mais produtivo, diz pesquisa


Especialista explica os cinco pontos mais importantes para atingir o bem estar dentro da empresa


Na vida adulta, o brasileiro passa um terço do dia no trabalho, fora as horas preso no trânsito. Assim, a qualidade do tempo que o funcionário ou empresário passa dentro do escritório é determinante para a saúde mental e física desse indivíduo. Porém, não faz muito tempo que o mundo corporativo vem percebendo a relação direta entre a qualidade de vida dos trabalhadores e a produtividade da empresa.
Para Rebeca Toyama, coach formadora de líderes e fundadora da Academia de Coaching Integrativo, a Qualidade de Vida no Trabalho (QVT) é algo que precisa ser considerado em qualquer ambiente empresarial.
 “Já passamos do tempo em que os trabalhadores eram vistos como máquinas incansáveis. Uma empresa que gera estresse que resulta em ansiedade e depressão, não só terá uma rotatividade maior de funcionários, como uma produtividade mais baixa e altos níveis de absenteísmo. Cuidar da saúde dos colaboradores é um investimento”, explica a coach.
Segundo dados da Organização Mundial da Saúde (OMS), o Brasil é o país com maior taxa de transtorno de ansiedade no mundo, atingindo 9,3% da população, e o quinto com mais casos de depressão, doença que afeta 5,8% dos brasileiros. Não à toa, uma pesquisa da Previdência Social aponta que o estresse é o terceiro maior motivo de afastamento do trabalho por mais de 15 dias.
“Todo cargo e função possuem momentos de estresse e dores de cabeça, bem como todos são pegos pelo cansaço do dia a dia. Estar em um ambiente confortável, ter uma boa relação com os colegas e ser reconhecido pelo trabalho bem feito tornam os momentos difíceis da semana menos cansativos. Quando há um investimento da empresa nesse sentido, o funcionário se sente valorizado e se torna mais comprometido”, conta Rebeca.
Um estudo do Center for Positive Organizational Scholarship, da Universidade da Califórnia, em Riverside, aponta que o trabalhador feliz é 31% mais produtivo, possui uma criatividade três vezes maior e gera vendas 37% mais elevadas. Além disso, os colaboradores com alta avaliação no fator bem-estar e qualidade de vida no trabalho tem desempenho 27% superior, 125% menos esgotamento e 32% mais comprometimento com a organização, independentemente do setor e da ocupação.

Por isso, Rebeca listou os cinco pilares que uma empresa precisa adotar para ter um alto índice de QVT:

·         Reconhecimento: Fazer um trabalho bem feito, entregar um resultado acima da média e cumprir as propostas da melhor maneira possível nem sempre é algo fácil de atingir e manter. Valorizar e recompensar as pessoas são ótimas formas de incentivo.

·         Facilidade: Todas as funções exigem ferramentas, como computadores, telefone, serviços, pessoas, etc. Entregar esses fatores com qualidade reflete diretamente na equipe.

·         Crescimento Pessoal: Formas de desenvolvimento e crescimento profissional do funcionário, como a disponibilização de cursos, superiores acessíveis e coaches empresariais.

·         Saúde e Bem-estar: Promoção de um cotidiano saudável, baseado em uma alimentação equilibrada e prática de exercícios físicos.

·         Relações Interpessoais: Uma equipe unida e líderes bem vistos tornam o trabalho mais leve e o trabalho bem dialogado. É importante contribuir para reforçar vínculos interpessoais respeitando as individualidades de cada um.

·         Propósito e valores compartilhados: ter o propósito e os valores disseminados, não apenas no discurso, mas principalmente, nas atitudes, ajuda a equipe a encontrar motivação e sentido, mesmo quando os desafios aparecem.





Rebeca Toyama - palestrante e formadora de líderes, coaches e mentores. Fundadora da Academia de Coaching Integrativo, sócia-coordenadora da Academia de Planejamento Financeiro da GFAI, coordenadora do Programa de Mentoring associada a Planejar (Associação Brasileira de Profissionais Financeiros) e fez parte da Comissão de Recursos Humanos do IBGC (Instituto Brasileiro de Governança Corporativa). Colunista do Programa Desperta na Rádio Transamérica e do blog Positive-se, colaboradora do livro Coaching Aceleração de Resultados, Coaching para Executivos. Integra o corpo docente da pós-graduação da ALUBRAT (Associação Luso-Brasileira de Transpessoal) e Instituto Filantropia. Coach com certificação internacional em Positive Psychology Coaching e nacional em Coaching Ontológico e Personal Coaching com o Jogo da Transformação.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Posts mais acessados