Pesquisar no Blog

terça-feira, 15 de maio de 2018

Saiba mais sobre a hipnose, técnica reconhecida pelo SUS como prática integrativa


A hipnóloga e psicóloga Miriam Farias oferece no mês de maio preços populares em sua clínica 


Em 12 de março de 2018, o Ministério da Saúde incluiu nos seus atendimentos, dez novas terapias alternativas, entre elas a hipnose. Voltadas para curar e prevenir doenças no atendimento pelo Sistema Único de Saúde (SUS). A má notícia é que ainda não é possível encontrar atendimento pelo órgão no Rio de Janeiro.  Mas, para quem quer logo conhecer os benefícios da hipnose no tratamento de doenças, a  psicóloga e hipnóloga Miriam Farias, informa que está realizando atendimentos em sua Clínica Social a preços populares.

Segundo a profissional, repensar as práticas convencionais de tratamento médico e psicológico, tendo a hipnose clínica como método integrado em saúde, tornaria possível o cuidado a diversas doenças que afligem a população, inserindo uma abordagem mais focal e não invasiva. Podendo dar conta de muitos transtornos, principalmente, os de origem emocional.

A hipnose é uma técnica milenar, surgida no antigo Egito, que aparece hoje como “novidade” para uma grande parcela dos indivíduos. E, embora, não atenda a todos os quadros clínicos, tem ampla aplicabilidade e eficácia, nos casos que se propõe a tratar. Também foi regulamentada pelos Conselhos Federais de Medicina, Odontologia, Psicologia e Fisioterapia, como prática integrativa de saúde. É importante que a pessoa que procura o tratamento com hipnose, supere os mitos que estão acerca da prática da hipnose, para isso, ela precisa repensar os seus conceitos e crenças - afirma a psicóloga, que também é professora, pós-graduada em hipnose clínica e acupuntura, palestrante e conferencista internacional. 
Segundo ela, muitas vezes, as pessoas não procuram o tratamento com hipnose por causa dos medos que têm em relação a essa prática.

A desinformação pode acabar afastando as pessoas de buscar essa verdadeira terapia do bem-estar - afirma Miriam.

Há muitos mitos envolvendo a hipnose, casos em que pacientes acreditam que, durante o transe, irão entrar em um estado de sono profundo, e quando acordarem o seu sofrimento terá desaparecido. Ou que a hipnose é um tratamento mágico e, que em apenas uma sessão levará à cura definitiva e a pessoa irá se livrar do sintoma para sempre e ficará curada. Há quem associe hipnose a questões religiosas, acreditando que a hipnose tem relação com práticas místicas. A hipnose é uma prática neuropsicofisiológica, e não tem nenhuma relação com espiritualidade - pondera a especialista. 

O tratamento com hipnose é um processo psicoterapêutico. Para começar o tratamento com hipnose, é necessário conhecer bastante sobre o paciente, o que se faz na primeira sessão é um teste de suscetibilidade, para saber se o paciente responde bem à hipnose. No estado hipnótico o paciente não perde a consciência, fica o tempo inteiro atento à voz e às induções do hipnólogo. De acordo com Miriam, a hipnose é um estado intermediário entre sono e vigília, durante o transe hipnótico a pessoa não dorme, nem perde a consciência. Ela atua em áreas do cérebro, principalmente no sistema límbico que é responsável pelas nossas emoções, regula o sistema parassimpático, que equilibra as funções do corpo e da mente. É um estado onde a pessoa sente as sensações de bem-estar, equilíbrio, calma, relaxamento e tranquilidade, é uma técnica de atenção concentrada otimizando também o aprendizado.


Indicações da hipnose: 

A hipnose é um tratamento breve e focal, sendo muito indicada nas questões emocionais, tais como: ansiedades,  depressão, fobias, síndrome do pânico, estresse pós-traumático, tíques, timidez, obesidade, tabagismo, dificuldade de aprendizado, transtornos sexuais, transtornos alimentares, transtornos do sono, entre outros. Além disso, recomenda-se o emprego da hipnose, para tratar: baixa autoestima, compulsões, estresse, tartamudez (gagueira), doenças psicossomáticas e dores de uma forma geral, sobretudo, enxaquecas. Também pode auxiliar pessoas que não precisam de tratamento, mas que desejam melhorar seu desempenho social, profissional ou relacionamentos. É muito eficaz no auxílio a candidatos submetidos a provas e concursos. 

A hipnose é para todos aqueles que procuram melhor qualidade de vida e até mesmo experimentar através de seus recursos internos a tão desejada felicidade. 

A terapia com hipnose, ainda segue envolta numa certa aura de mistério. Na prática, não passa de uma técnica simples, que leva a um estado de relaxamento profundo, finaliza Miriam.





Nenhum comentário:

Postar um comentário

Posts mais acessados