Pesquisar no Blog

terça-feira, 8 de maio de 2018

Plan International Brasil realiza ações na Bahia em alusão ao dia Nacional do Combate ao Abuso e a Exploração Sexual Infantil


       As ações ocorrem em todo mês de maio e visam sensibilizar a sociedade sobre o tema
 
No dia 18/05 é celebrado o Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes.
 Para marcar a ocasião, a Plan International Brasil realizará ações de mobilização em Salvador, Mata de São João, Camaçari e Ilha de Itaparica (BA) durante 18 dias do mês de maio. O objetivo é chamar a atenção da sociedade que, todos os dias, meninas e meninos sofrem violências, dentre elas o abuso e a exploração sexual, tais violências podem ser praticadas por estranhos, familiares ou conhecidos,  a constante vigilância e a denúncia são alguns mecanismos de enfrentamento a estes crimes.
Um dos destaques da programação  preparada para o mês será o Festival Faça Bonito, que será realizado  em parceria com o Ministério Público do Estado da Bahia, o festival acontecerá em Salvador , sendo aberto ao público e  contará com apresentações artísticas dos jovens mobilizadores dos territórios de abrangência do Programa “Down To Zero”. Em Camaçari, a Plan, junto com a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social (Sedes), através do CPE Coordenadoria de Proteção Especial e CREAS  programou, entre outros eventos, uma audiência pública intitulada " Situação da Violência Sexual contra Crianças e Adolescentes de Camaçari".
A Plan International Brasil através do projeto Down to Zero, que conta com ações de prevenção e enfrentamento  à exploração e abuso sexual de crianças e adolescentes, envolverá nas suas ações os jovens mobilizadores participantes do programa DTZ, que também  são estudantes de escolas públicas parcerias , como por exemplo o Colégio Estadual Euricles de Matos, Colégio Estadual Alaor Coutinho, Colégio Estadual José de Freitas Mascarenhas entre outros.
No encerramento das ações do dia 18 de Maio, acontecerá a tradicional revoada de balões chamando atenção para a importância da denuncia dessas violências. Cerca de mil balões na cor laranja, serão soltos pelos jovens do projeto na frente da sede do Ministério Público, no Centro Administrativo da Bahia.
"A importância do 18 de maio, é que além da prevenção, o combate a essa realidade exige que os casos sejam denunciados e a Campanha Faça Bonito está completando 18 anos contribuindo com esse objetivo: Despertar a sociedade para a importância de denunciar os casos de violência sexual infantil ", diz Sara Oliveira, Gerente de Projetos da Organização.


Projeto Down to Zero
O Down To Zero tem como objetivo reduzir o número de crianças vítimas ou em situação de risco de exploração sexual comercial em comunidades da Bahia até 2020, além de fortalecer e monitorar as políticas públicas nos níveis local, estadual e nacional, bem como as práticas de responsabilidade social do setor turístico.
O projeto é uma iniciativa de abrangência nacional, porém com foco na região do nordeste, mais especificamente em cinco municípios do estado da Bahia: Salvador, Camaçari, Ilha de Itaparica, Ilha de Vera Cruz e Mata de São João. Desde 2011, o estado da Bahia tem o maior número de notificações de casos de exploração sexual de crianças e adolescentes, o que explica nossos esforços nessa região.
O projeto é uma ação coordenada entre a ECPAT – Brasil, CEDECA Bahia e Plan International Brasil, que atuam em quatro eixos: empoderamento de crianças, comunidades seguras e protetoras, ambiente favorável de diálogo com governo e engajamento do setor privado.

Destaques da Programação dos 18 dias de Ativismo

Salvador

18/05 - Festival Faça Bonito
Horário : 14h às 17h
Local: Sede Ministério Público, Centro Administrativo da Bahia (5ª Avenida, n° 750, do CAB - Salvador, BA - Brasil - CEP: 41.745-004.)
Aberto ao público


Camaçari

23/05/18 – Audiência Pública - Situação de Violência Sexual contra Crianças e Adolescentes de Camaçari
Horário: 08h30 às 13h
Local: Câmara de Vereadores de Camaçari (Rua do Contorno - Dois de Julho, Camaçari - BA, 42800-610).


Sobre a Plan International Brasil
A Plan International Brasil foi eleita a melhor ONG que cuida das crianças e adolescentes do nosso país em 2017 pelo “Melhores ONGS Época”. Fundada em 1937, e presente em mais de 70 países, a Plan International é uma organização não-governamental, não-religiosa e apartidária que defende os direitos das crianças, adolescentes e jovens, com foco na promoção da igualdade de gênero. A Organização luta por um mundo justo, que promova os direitos das crianças e igualdade para as meninas, além de engajar pessoas e parceiros na causa. Mais informações : www.plan.org.br


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Posts mais acessados