Pesquisar no Blog

sexta-feira, 4 de maio de 2018

Os significados das bodas nos 10 primeiros anos de casamento


De papel a estanho, conheça os símbolos que representam cada aniversário juntos


Segundo a etimologia da palavra bodas, sua origem vem do latim, vota, que significa votos ou promessa. As Bodas de Casamento, portanto, são a celebração de cada aniversário do matrimônio, reforçando os votos trocados no dia do “sim”. Os anos são representados por variados bens ou materiais, desde o mais frágil de todos, como o papel, no primeiro ano de união, até o mais resistente, como a milenar árvore de jequitibá, designada aos que alcançam os incríveis 100 anos de vida a dois.

A origem desta tradição, porém, é incerta, com crenças de que tenha surgido ainda na Roma antiga ou na Idade Média. Entretanto, os primeiros registros do costume de presentear casais juntos há muitos anos surgiram na Alemanha, em obras que datam de 1800. Naquele tempo, autores descreviam como era comum receber de amigos mimos em prata e outro tanto no Silberhochzeit (aniversário de 25 anos de casamento) quanto no Goldene Hochzeit (50 anos de relação).

O costume evoluiu e cada aniversário passou a ser celebrado de maneira especial. Ainda hoje, os símbolos que representam os anos juntos, em geral, são os mesmos ao redor do mundo, com pequenas adaptações em cada país - o jequitibá, por exemplo, é uma árvore existente somente em regiões tropicais, portanto, na Alemanha, os cem anos de união têm outra designação e são chamados Bodas do Paraíso (Himmelshochzeit).


Os dez primeiros anos de uma vida inteira


A verdade é que, para que uma relação dure tanto tempo, sua base deve ser sólida, capaz de criar raízes robustas e frutificar ano após ano. Pensando nisso, a vitrine virtual UmSóLugar preparou uma lista com os significados de cada símbolo dos 10 primeiros aniversários de matrimônio. Confira: Bodas de Casamento: os significados na primeira década.

No 1º ano de casados, se comemora as Bodas de Papel, justamente para traduzir a fragilidade dos primeiros 12 meses juntos, mas também a flexibilidade do novo casal, aberto a adaptações. No ano seguinte, as Bodas são de Algodão que, um pouco mais resistente que o papel, demonstram a evolução da vida a dois pois, exatamente como o algodoeiro, ainda é delicada e exige cuidados. No terceiro ano, porém, as Bodas de Trigo refletem prosperidade, abundância, fertilidade, parceria e alegria do casal.

No aniversário de 4 anos do “sim”, as Bodas de Frutas, ao lado das flores, ilustram a vitalidade do matrimônio, afinal, o resultado do cultivo é a colheita de bons frutos. Na sequência, as Bodas de Madeira configuram algo que cresce e cria raízes, é resistente e serve como a base para a construção de bens duradouros. Agora, no sexto ano, as Bodas de Açúcar significam a doçura do amor, evidenciando o companheirismo e a cumplicidade.

Aos sete anos de união, as Bodas são representadas pela Lã, uma fibra natural com capacidade de isolamento tanto do frio quanto do calor - assim como o matrimônio, resistente faça chuva ou faça sol. No oitavo aniversário, o motivo é a Papoula que, dentre os seus mais diversos simbolismos, é associada com frequência ao rejuvenescimento da vida a dois. Já a Cerâmica, presente nas Bodas de nove anos de casamento, provém de uma técnica de produção que leva tempo e dedicação, resultando em algo belo e que deve sempre ser tratado com zelo, assim como o matrimônio.

Para os jovens casais, os 10 anos de relação são, sem dúvidas, um marco importante. Portanto, neste aniversário são comemoradas as Bodas de Estanho, justamente porque este é um metal maleável, porém resistente - valores essenciais para quem deseja celebrar muitas e muitas décadas a felicidade de viver juntinho de sua cara-metade.





Fonte: UmSóLugar

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Posts mais acessados