Pesquisar no Blog

quinta-feira, 17 de maio de 2018

O Pedagogo e a importância de sua atuação em vários âmbitos


No dia 20 de maio comemoramos o Dia do Pedagogo, um grande profissional que é responsável por toda a organização do processo educativo, seja no âmbito da escola como em outros locais nos quais a educação está presente.

E não é que temos muitos motivos para comemorar? Cada vez mais nos deparamos com um amplo mercado de trabalho para esse profissional, que, por meio da docência, é capaz de mudar vidas e transformar realidades. 
Educação... Um universo de tanta responsabilidade que é capaz de exercer a formação das pessoas combinando ensino e troca de conhecimento. Não é a toa que é considerada a maior riqueza de um país. Como não se apaixonar por essa área, não é mesmo?

Mas qual o passo a passo para implementar um  programa educativo dentro de uma instituição de ensino? Com pesquisas detalhadas, o profissional analisa as necessidades e oportunidades e aplica os resultados no ambiente escolar. Seu trabalho permite a organização dos processos pedagógicos, considerando todas as atividades que envolvem o processo de aprendizagem, de forma sistematizada.
Tanta dedicação confirma a complexidade do processo de formação, bem como a necessidade de dedicação de professores e estudantes, já que a formação do pedagogo prevê ainda o acompanhamento do dia a dia da escola. É ele quem gerencia as ações pedagógicas, além de ser o elemento articulador entre a escola, a família e o aluno.

E não para por aí! O pedagogo também pode exercer suas funções em empresas das mais diversas áreas, além de hospitais, casas de detenção, igrejas, entre outros.

Portanto, não há dúvida: quando se trata de educação, sempre haverá espaço para o trabalho deste profissional. Parabéns pelo seu dia!






Marcia Regina Mocelin - coordenadora do curso de Formação Pedagógica em Letras
Gisele do Rocio Cordeiro - coordenadora do Curso de Licenciatura em Pedagogia do  Centro Universitário Internacional Uninter.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Posts mais acessados