Pesquisar no Blog

quinta-feira, 17 de maio de 2018

FILHOTES: DESMAME E CUIDADOS NO PRIMEIRO ANO DE VIDA


Além das vacinas, alimentação e limpeza dos pets exigem atenção


Ter um filhote de cachorro em casa é uma delícia. Eles sempre trazem muita alegria, mas esse é também um momento que precisa de cuidados especiais para que se desenvolvam de forma saudável. A primeira coisa que se deve ter atenção é para a hora correta do desmame, explica Dr. Jorge Moraes, veterinário e fundador da rede Animal Place. Isso deve ocorrer quando o filhote tiver entre 25 e 60 dias. A alimentação nesse período deve ser de leites que tenham substâncias semelhantes ao da mãe, disponíveis no mercado, além de papinhas específicas para essa fase. O veterinário ressalta que não é recomendado dar aos animais alimentos caseiros. 

Já as vacinas, essenciais para a saúde dos filhotes, devem ser administradas a partir dos 35 dias de idade. As primeiras doses protegem da parvovirose e da cinomose. Posteriormente, sob orientação do veterinário, devem ser aplicadas as vacinas polivalentes que os protegerão de doenças como leptospirose, parainfluenza, adenovirose, coronavirose, giárdia, bordetella e raiva. "É preciso se atentar também para os cuidados preventivos, com a vermifugação regular, quando é possível administrar nutracêuticos e, em alguns casos, complexos de vitaminas e aminoácidos", complementa o veterinário. 

O banho é outro momento que merece atenção. "O banho não faz mal, mas é preciso cuidado. Na Animal Place dispomos de uma área específica para filhotes, que podem tomar banho sem risco a partir do primeiro mês. Em locais que não possuam um espaço reservado para eles, é recomendável que se espere a administração das vacinas". Para a hora de dormir, Dr. Jorge recomenda um local de fácil higienização, com piso frio lavável para a manutenção do Pet , podendo fazer uso de caminhas para tornar o ambiente mais confortável. Nesse período pode-se também iniciar o adestramento, ensinando os pets a fazerem suas necessidades no local adequado, por exemplo. As visitas dos filhotes ao veterinário devem ser mensais.






Animal Place


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Posts mais acessados