Pesquisar no Blog

terça-feira, 22 de maio de 2018

Crianças em condomínio: uma oportunidade de educar como no passado


É muito comum em uma conversa entre pais ouvir que se tem saudades de um passado onde era possível brincar na rua, ser mais autônomo, ficar longe da televisão, computadores e jogos. Além disso, as pessoas também comentam sobre a educação das crianças do passado comparadas às de hoje.
 
Em condomínio é possível resgatar o melhor desse passado. Afinal, é um espaço de convivência onde existem áreas privadas e as áreas comuns. Daí a oportunidade de interagir em todo o tempo com pessoas de idades, culturas, etnias, classes sociais, costumes e eventualmente com necessidades especiais. 

Toda essa diversidade traz consigo a oportunidade de estimular desde cedo o respeito, tolerância e necessidade de observação de regras e padrões. E pode parecer precoce, mas quanto mais cedo o contato com diferentes realidades, maior a chance de formar bons cidadãos.

 
Crianças em condomínio: oportunidades e responsabilidades 

Que tal utilizar este benefício de viver em Condomínio para educar com experiências práticas? Para ensinar conceitos de cidadania, que tal sugerir que em seu condomínio exista um “mini-sindico”? A criança eleita poderia ser o porta-voz das necessidades das crianças do condomínio.

Respeito ao próximo pode ser exercitado ao conversar com a criança sobre as regras de convivência, utilização dos espaços e barulhos altos tarde da noite.
“Crianças devem brincar e utilizar as áreas comuns do condomínio, mas sempre devem circular acompanhadas por adultos. Converse com os vizinhos e proponha um rodízio para acompanhar as crianças. Lembrando que existem limitações de uso dos equipamentos por menores desacompanhados – Elevadores; Piscinas e Playground. Ah, e nas escadas nunca é permitido brincar”, sugere Cristina Tosta Mosciaro, gestora em administração de condomínios da Choice Negócios Imobiliários.

Sempre tem aquele porteiro ou zelador que as crianças adoram. Mas é importante lembrar que funcionários não podem ser responsáveis por menores dentro do Condomínio. As crianças também não podem entrar nas cabines de portaria, controle de acesso ou em áreas de uso restrito a funcionários.

Ensinar as crianças a obedecer essas regras e se policiar para cumpri-las também, ajuda na convivência em condomínio. Além disso, a própria literatura referente a Educação confirma que exemplos da família são base dos valores e comportamentos dos adultos. Se queremos um país melhor, temos a oportunidade de começar isso dentro de casa.

Converse com seus filhos e já comece no próximo final de semana a exercitar essas dicas. Em pouco tempo é possível ver mudanças dentro e fora do seu apartamento. E quem sabe daqui a alguns anos, os saudosos pela experiência feliz da infância serão seus filhos.







Cristina Tosta Mosciaro - Especialista em mediação de crises condominiais de toda espécie Cristina Tosta Mosciaro é formada em jornalismo, pós-graduada em Administração e com 20 anos de experiência em gestão de projetos. Tem uma carreira pautada em Planejamento, Gestão de grandes equipes e Gestão de riscos. Cristina tem 42 anos e trabalhou por 20 anos na multinacional Unilever, onde acumulou experiência em planejamento de projetos, gestão de orçamentos e grandes equipes. Por 10 anos dividiu seu tempo com o trabalho no mercado imobiliário e hoje dedica-se exclusivamente a gestão de condomínios e de equipes que cuidam do patrimônio das famílias.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Posts mais acessados