Pesquisar no Blog

segunda-feira, 14 de maio de 2018

Brasil lidera casos de casamento infantil na América Latina e Prioridade Absoluta realiza conversa online para alertar sobre urgência do tema


Na semana do Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes, especialistas refletem sobre o problema do casamento precoce


No Brasil, cerca de 3 milhões de mulheres de 20 a 24 anos se casaram antes dos 18 anos, número que corresponde a 36% das mulheres dessa faixa etária. Esse dado coloca o país em primeiro lugar na América Latina e em quarto no mundo em termos de casamentos realizados durante a infância e a adolescência. Para conversar sobre os impactos na infância brasileira, os motivos pelos quais tantas meninas se casam durante a infância, e quais os movimentos do Legislativo para coibir a prática, o programa Prioridade Absoluta, do Instituto Alana, realiza o bate-papo virtual "Expresso 227 – Casamento infantil no Brasil", amanhã (15), às 19h, com transmissão ao vivo no canal do YouTube do Alana.

A conversa acontece na semana do Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes, instituído em 18 de maio de 2000, pela Lei Federal n° 9.970. Participam do "Expresso 227": Nana Queiroz, jornalista, escritora e diretora de redação da revista AzMina; Norma Sá, coordenadora de projetos do Instituto Promundo; Thaís Dantas, advogada do programa Prioridade Absoluta e conselheira do Conselho Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente (Conanda), e Viviana Santiago, gerente de gênero e incidência política na Plan International Brasil.

"Há uma naturalização dessa violência em nossa sociedade, o que se reflete em uma legislação pouco protetiva nesse tema e na ausência de políticas públicas específicas. A situação brasileira é grave. Somos o quarto país do mundo no ranking de casamento precoce. É preciso reverter esse cenário", ressalta Thaís Dantas, advogada do programa Prioridade Absoluta. 

A questão do casamento infantil não é um problema apenas por aqui. Em todo o mundo, segundo dados do Unicef, mais de 700 milhões de mulheres casaram antes dos 18 anos. Esses índices alarmantes fizeram com que a Organização das Nações Unidas (ONU) incluísse na Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável, em 2015, a eliminação de todas as práticas nocivas, incluindo os casamentos prematuros, forçados e de crianças.





Sobre o Instituto Alana

O Instituto Alana é uma organização da sociedade civil, sem fins lucrativos, que aposta em programas que buscam a garantia de condições para a vivência plena da infância. Criado em 1994, é mantido pelos rendimentos de um fundo patrimonial desde 2013. Tem como missão "honrar a criança".


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Posts mais acessados