Pesquisar no Blog

terça-feira, 8 de maio de 2018

Alerta! Atenção aos cibercriminosos nas compras no Dia das Mães


A chegada do Dia das Mães traz um grande movimento para o comércio, principalmente nas compras virtuais. A data também é aguardada pelos hackers, que costumam aplicar golpes por WhatsApp, e-mails e anúncios nas redes sociais, com promoções que não existem.

A maioria dos golpes sugere vouchers de descontos ou retirada de produtos que, na maioria das vezes, vêm acompanhados por links maliciosos. Uma vez que os usuários acessam e se registram, via celular ou computador, seus dados e identidade são facilmente roubados ou o seu dispositivo invadido.

Os crimes mais comuns que ocorrem nestas datas são o Phishing e anúncios com fraudes, que têm como objetivo enganar as vítimas para obter dados bancários e clonar cartões de crédito.

Para evitar este tipo de golpe é preciso ficar atento. Por isso, a Arcon, empresa especializada em cibersegurança, listou algumas dicas para não cair nesse golpe quando for comprar o presente do Dia das Mães.

Nome do remetente: é comum que os cibercriminosos utilizem um nome de remetente falso ou de domínio parecido com o do site que tenta imitar. 

Links suspeitos: se o link parecer estranho, não clique! Consulte o site da empresa para ver se a promoção realmente existe.

Redes sociais: as redes sociais estão cheias de fake news e páginas criadas especialmente para enganar os usuários. 

Sistemas em dia: mantenha sempre seu antivírus e o sistema operacional atualizados.

Aplicativos de mensagens: não clique em mensagens compartilhadas com vantagens imperdíveis, promoções e descontos. Geralmente elas vêm com um tom de urgência - limite de estoque ou prazo -  o que pode levar os mais apressados a clicarem sem antes consultarem sua veracidade.




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Posts mais acessados