Pesquisar no Blog

terça-feira, 3 de abril de 2018

Tabagismo, obesidade e hipertensão são os principais fatores de risco para câncer de rim


Sangue na urina e dor na lateral do abdômen são os principais sintomas da doença


Os tumores renais figuram entre os 10 tipos de câncer mais comuns em homens e mulheres de acordo com a American Cancer Society. Só nos EUA, este tipo de câncer deve registrar cerca de 70 mil casos novos por ano. No Brasil, estima-se que a doença represente cerca de 4% das neoplasias. Os principais sintomas de câncer renal são a presença de sangue na urina e dores na lateral da parede abdominal.

De acordo com a médica Dra. Eliza Ricardo, do Centro Especializado em Oncologia do Hospital Alemão Oswaldo Cruz, a maior prevalência da doença é em pessoas com mais de 60 anos de idade e, em 70% dos casos, o diagnóstico é constatado em apenas um dos rins.

Nas últimas décadas, graças aos avanços dos métodos de diagnóstico por imagem, os diagnósticos de massas tumorais em fase inicial estão aumentando “é comum um paciente ser submetido à ultrassonografia abdominal de rotina e acabar identificando a presença de nódulo renal, e desta forma, descobrindo tumores que não seriam identificados somente por avaliações clínicas”, afirma a especialista.

Tabagismo, hipertensão, obesidade, doença renal policística, diagnóstico de anemia falciforme e histórico familiar são os principais fatores de risco para o desenvolvimento de câncer de rim. De acordo com a oncologista, a nefrectomia, retirada do rim doente, é a conduta mais indicada para o tratamento. Se a doença for identificada em estágio inicial e localizada, sem metástase, a sobrevida é de cerca de 90%.




Hospital Alemão Oswaldo Cruz – www.hospitalalemao.org.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Posts mais acessados