Pesquisar no Blog

terça-feira, 3 de abril de 2018

Pais podem ajudar a reduzir o número de acidentes no trânsito causados por jovens


O tema segurança no trânsito é amplamente discutido e não é para menos: o Brasil é o 5º país no mundo com mais mortes relacionadas à direção imprudente. Uma pesquisa recente da Liberty Seguros mostrou que, no país, jovens entre 18 e 25 anos são os motoristas responsáveis pela maior parte dos acidentes envolvendo perda total do veículo e Segundo a OMS, os acidentes de trânsito são a principal causa de morte de jovens no mundo.
É possível mudar esse dado? O que faz a diferença na prevenção de acidentes envolvendo jovens? Políticas públicas educativas são de extrema relevância, assim como o papel dos pais e responsáveis pela formação consciente dos jovens em relação à direção segura. Conheça algumas dicas que podem ajudar nesse processo:

1. Não subestime o valor da autoescola
É comum no país que muitos pais ajudem seus filhos a “burlar” a autoescola e até mesmo o exame de direção, prática que, além de ilegal, pode colocar muitas vidas em risco. É na autoescola que o jovem condutor irá aprender sobre as leis de trânsito, entender as consequências de um acidente grave e conhecer as boas práticas da direção defensiva. Pular essa etapa do processo pode comprometer a relação do jovem com o volante.

2. Seja o exemplo   
Nos Estados Unidos, algumas auto escolas exigem que os pais estejam presentes na primeira aula também, para que possam aprender como dar um exemplo positivo aos seus filhos. Isso pode ser revelador para adultos, que acabam percebendo que possuem maus hábitos de direção há anos enquanto seus filhos observam.
Se você se identificou com esse caso, você não é o único. As estatísticas sobre os hábitos de direção de adultos são surpreendentes. Um estudo da Liberty Mutual mostrou que 91% dos pais falam ao telefone enquanto dirigem, e 59% enviam mensagens de texto. Cerca de 20% dos pais admitiram que já dirigiram sob a influência de álcool, 49% já dirigiram sem cinto de segurança, e mais de 88% dirigem acima do limite de velocidade.​​
É importante saber que nunca é tarde para melhorar seus hábitos. Se seu filho vir você levando a segurança a sério, ele provavelmente fará o mesmo.

3. Converse sobre os riscos de beber e dirigir
Os novos motoristas precisam entender os perigos que ingerir bebidas alcoólicas e dirigir podem causar. Esse é um dos principais fatores responsáveis por acidentes de trânsito, principalmente entre jovens, sem contar que a prática, no Brasil, é considerada um crime.
Deixe claras as regras e as consequências caso seu filho seja pego dirigindo embriagado, incluindo multas, prisão e a perda da carteira de motorista. Ao conversar sobre a pressão de amigos e colegas sobre beber, certifique-se em falar sobre como lidar com um amigo que bebeu e quer dirigir.

4. Converse sobre dirigir com sono
Beber e dirigir não é a única coisa sobre a qual você precisa conversar com seu filho. Dirigir com sono pode afetar o julgamento, a visão, a coordenação e o tempo de reação tanto quanto álcool e drogas. Um estudo da National Sleep Foundation, nos Estados Unidos, mostrou que pessoas que dormiram duas ou menos horas nas últimas 24 horas não têm condições de dirigir e quatro ou cinco horas de sono em 24 horas ainda deixam os motoristas "significativamente debilitados". A fundação também diz que mais da metade dos acidentes causados por sono envolvem motoristas com idade inferior a 25, portanto essa é uma pauta que não deve ser deixada de lado.

5. Elimine as distrações
De acordo com estatísticas, a condução distraída é responsável por mais da metade dos acidentes envolvendo novos motoristas. Uma pesquisa da Liberty Mutual mostrou que 90% dos jovens falam ao celular enquanto dirigiam e 78% disseram que já enviaram mensagens de texto.
Mas os celulares não são o único problema. Amigos no carro, música e olhar alguma coisa dentro do veículo estão entre os principais culpados, representando 37% dos acidentes causados por motoristas distraídos.
A boa notícia é que existem tecnologias disponíveis para ajudar a eliminar algumas dessas distrações e mudar o comportamento do seu filho na direção, como apps que podem ser baixados no celular.
Um deles é o Cellcontrol, que permite que você coloque limites no que o seu filho pode ou não fazer ao telefone enquanto estiver no carro em movimento. Você também pode customizar o app para "zona de passageiro", o que significa que ele só vai funcionar nas áreas de passageiros do carro. Assim que colocar o telefone na área do motorista, ele bloqueia as mensagens novamente.
Outro app muito útil é o Direção em Conta, desenvolvido pela Liberty Seguros, que por meio da tecnologia de telemetria consegue avaliar como o motorista está dirigindo, identificando alguns comportamentos impróprios como frenagens ou acelerações bruscas e o uso do celular durante o trânsito.  O lado positivo - que pode servir como um incentivo a mais para seu filho dirigir com cautela - é que os bons condutores podem ganhar até 30% de descontos nos seguros da empresa, que normalmente são mais altos para quem acabou de tirar a carta.

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Posts mais acessados