Pesquisar no Blog

domingo, 1 de abril de 2018

Dia Mundial da Conscientização do Autismo


Vale lembrar que os quadros da doenças podem ser classificados em leve, moderado e severo, mas todos podem usufruir de uma convivência em sociedade se forem bem acompanhados


O autismo e os transtornos do espectro autista (TEA), por sua complexidade de comportamentos, ainda é alvo de muitas pesquisas e estudos, mas dentre as principais características destaca-se a dificuldade na comunicação. A fonoaudióloga Ana Lúcia Duran, comenta que para promover  a habilidade da fala, investir neste desenvolvimento ou em outras formas alternativas de expressão é o caminho ideal para a qualidade devida de um autista.

“As manifestações do quadro são muito variáveis e exigem uma compreensão individual para cada caso. É necessário buscar os centros de interesse do autista e a partir daí então elaborar estratégias que possibilitem interação com a sociedade”, fala a especialista.

Ainda nas maneiras de manifesto da linguagem, a fonoaudióloga Nathália Zambotti, comenta que a linguagem tanto receptiva quanto expressiva sempre mostra alteração. “Os autistas, além da dificuldade de comunicação, têm também dificuldade de compreender o mundo à sua volta. Em geral são absolutamente
literais” e não entendem conceitos abstratos e piadas, por exemplo”, diz.

Mas, graças aos avanços dos estudos em neurociência surgiram alguns métodos de intervenção no autismo como é o caso do ABA ou do TEACCH que são baseados nas teorias comportamentais e embora tenham suas particularidades de planejamento e estratégias, ambos quando bem aplicados e estudados, contribuem para o desenvolvimento da comunicação.

“É muito importante que os profissionais envolvidos no tratamento de casos de autismo estejam em constante atualização, pois seu olhar no diagnóstico e  intervenção é fundamental, uma vez que é o profissional fonoaudiólogo é que, em geral, após o pediatra, é quem identifica o quadro em primeira mão, pois o atraso de fala e linguagem costuma ser a sintomatologia mais evidente”, fala Ana Lúcia.

Nathália alerta para que a orientação familiar é um dos aspectos mais relevantes no tratamento do autismo. “As estratégias utilizadas no ambiente terapêutico devem ser compartilhadas e repetidas em outras situações da vida do paciente, a fim de promover o desenvolvimento dos recursos de comunicação”.

Os quadros do espectro autista são classificados em leve, moderado e severo, a partir da análise dos comportamentos apresentados.
Vale lembrar que o diagnóstico deve ser realizado por equipe multidisciplinar composta por médico (neurologista ou psiquiatra), fonoaudiólogo e neuropsicólogo.

Embora o prognóstico varie de acordo com as características individuais, na maior parte dos casos, os avanços com o tratamento adequado contribuem para melhorar a comunicação, inserção social, autonomia e qualidade de vida do autista. “O mais essencial é não deixar de buscar ajuda para que a vida dessas pessoas seja mais harmoniosa”, finaliza Ana.






FONTE: Ana Lúcia Duran - Fonoaudióloga clínica (graduada pela EPM/UNIFESP) e educacional (autora e atuante em Projeto de estimulação precoce e de prevenção de Distúrbios de Linguagem reconhecido e premiado em anos consecutivos).Pós graduada em Psicomotricidade. 


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Posts mais acessados