Pesquisar no Blog

sexta-feira, 27 de abril de 2018

1º de Maio: Dia de se reinventar no trabalho


Você sabe o que é portfólio? É um conjunto de trabalhos realizados que apresentam o profissional. É típico das artes visuais. Um desenhista tem uma pasta com seus trabalhos mais importantes publicados ou veiculados, por exemplo.

Em tempos de grande dificuldade de se arrumar trabalho, vamos tentar pensar de um pouco diferente. Primeiro, preste atenção que falei trabalho e não emprego! O emprego de carteira assinada está cada vez mais raro e assim continuará depois da reforma trabalhista. Um único emprego, férias anuais e 13º tende a existir cada vez menos. O trabalho remunerado pode acontecer por meio da micro empresa, microempreendedor individual ou até mesmo dando um recibo como autônomo.

A tendência é de cada um de nós tenhamos diferentes fontes de renda e não necessariamente ligada a uma atividade única. Exemplo: de uma forma ou de outra, sempre exerci isso. Enquanto fazia faculdade de Psicologia, assessorei um coordenador de grupo, fui guia na Disney e fiz estágios na área. Formada, trabalhei na Prefeitura por concurso público, dei aula na faculdade, no consultório, com projetos sociais. Quando larguei a faculdade me joguei no Falatório, faço palestras, dou consultoria, além do consultório.

Tenho amigos que além das profissões tocam, cantam, fazem bijuterias, são escritores, professores particulares, chefs, ou seja, combinam a formação acadêmica com habilidades e experiências desenvolvidas ao longo da vida e formam uma carteira de renda pessoal. Diferentes fontes de renda compõem a remuneração total.

Nos tornamos um portfólio, um conjunto de talentos, habilidades e capacidades com as quais podemos trabalhar e ganhar dinheiro.

E esse conjunto, muitas vezes, acontece por acaso. A profissão principal torna-se secundária e o que era hobby se transforma em fonte de renda principal. Em tempos fluidos, incertos e imprevisíveis, temos que ser criativos e experimentarmos, ousarmos.

Fico um tanto preocupada quando ouço dos jovens vestibulandos aflitíssimos com a escolha de uma profissão única, que o satisfará e o sustentará para o resto da vida. A profissão é um caminho que nos mostra outros dentro e fora dela. Muitas coisas que fiz foram surgindo, oportunidades apareceram e eu encarei. Umas deram mais certo, outras não.

Dentro da Psicologia há tanta coisa que eu adoro e ainda gostaria de estudar, como por exemplo as mudanças provocadas pelas redes virtuais. Fico fascinada e preocupada ao mesmo tempo!!

Mas o que interessa é chamar atenção para o leque de possibilidades que cada um de nós tem. Então, não pense em uma única saída para fazer grana, pense num conjunto delas, torne-se um portfólio profissional, pense como se você fosse uma pasta virtual de atividades e apresente-se. Exponha o conteúdo desta pasta, explore-se!!!



Gisela Monteiro - Doutora em Psicologia Social pela USP, com experiência em Saúde Coletiva, Projetos Sociais e Consultório Particular. Faz consultoria para empresas e escolas e é autora do Falatório com Gisela- www.falatoriocomgisela.org


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Posts mais acessados