Pesquisar no Blog

sábado, 17 de março de 2018

Enxerto de gordura: técnica confiável para aumento de queixo


 Nos últimos anos, o enxerto de gordura tem sido utilizado para uma ampla gama de procedimentos de cirurgia plástica e reconstrutiva


Para os pacientes que buscam o aumento do queixo, o enxerto de gordura proporciona uma melhoria confiável e duradoura no perfil do paciente, relata um estudo do Plastic and Reconstructive Surgery®,  jornal médico oficial da American Society of Plastic Surgeons (ASPS).

“O enxerto de gordura é uma alternativa confiável e barata para o aumento do queixo, permitindo que a cirurgia seja realizada sem implantes”, afirma o cirurgião plástico Ruben Penteado, (CRM-SP 62.735), diretor do Centro de Medicina Integrada.

Para chegar a essa conclusão, os pesquisadores realizaram um estudo prospectivo, avaliando o aumento do queixo com enxerto de gordura. O aumento do queixo é um procedimento cosmético comum. Foi realizado em cerca de 17 mil pacientes americanos, em 2016, de acordo com estatísticas da ASPS. Geralmente, é feito usando implantes. Mas os pesquisadores avaliaram uma técnica alternativa que transferia uma pequena quantidade de gordura do próprio paciente - retirada da área da barriga por lipoaspiração - para melhorar a aparência do queixo.

O estudo incluiu 42 pacientes: 32 mulheres e 10 homens, idade média de 28 anos. A quantidade média de gordura transferida foi de  7,5 mililitros. Os pesquisadores usaram uma técnica de imagem 3D para medir a quantidade de aumento no volume do queixo e a quantidade de projeção direta (sagital).

“Quatro semanas após o enxerto de gordura, o volume do queixo aumentou em média 8 mililitros. Embora houvesse alguma reabsorção das células de gordura transferidas, após seis meses, o aumento médio no volume do queixo ainda era de 7,4 mililitros. Em média, cerca de 82% da gordura aplicada ainda estava presente”, informa Ruben Penteado, que é membro titular da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica.

As medidas 3D mostraram um padrão semelhante de melhoria na projeção do queixo, com um aumento médio de cerca de 9 milímetros, às quatro semanas, e 7 milímetros aos seis meses. As complicações eram incomuns e leves. Três pacientes retornaram para injeções adicionais para obter um aumento adicional na projeção do queixo.

Nos últimos anos, o enxerto de gordura tem sido utilizado para uma ampla gama de procedimentos de cirurgia plástica e reconstrutiva. Embora o enxerto de gordura para o aumento do queixo já tenha sido empregado anteriormente, o novo estudo é a primeira avaliação sistemática dos resultados.

Os autores defendem que o enxerto de gordura tornou-se uma "ferramenta importante" para melhorar o perfil dos pacientes nas cirurgias estéticas. “Ele pode ser realizado sozinho ou em combinação com outros procedimentos cosméticos, como o lifting facial ou a rinoplastia. Os autores observam que alguns pacientes que hesitam em colocar implantes no queixo são mais propensos a aceitar o enxerto de gordura”, diz Ruben Penteado.

O estudo mostra que o enxerto de gordura para o aumento do queixo fornece "resultados consistentes e previsíveis". Eles acreditam que a técnica de imagem em 3D utilizada no estudo pode ser útil na avaliação dos resultados do emprego do enxerto de gordura em outras áreas do corpo também.






Centro de Medicina Integrada
Canal de vídeos: https://www.youtube.com/user/Medintegrada

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Posts mais acessados