Pesquisar no Blog

quarta-feira, 28 de fevereiro de 2018

Hoje é o Dia Mundial das Doenças Raras



15 milhões de brasileiros são acometidos

É considerada como doença rara aquela que afeta até 65 pessoas em cada 100 mil indivíduos, ou seja, 1,3 para cada 2 mil pessoas, de acordo com a Organização Mundial de Saúde. Existem cerca de 400 milhões de pessoas com doenças raras no mundo e 95% delas não possuem tratamento específico. Só no Brasil, são 15 milhões de pessoas afetadas.

O Dia Mundial das Doenças Raras foi criado em 2008 pela Organização Europeia de Doenças Raras (Eurordis) para ajudar na conscientização da sociedade e classe médica sobre a incidência destas enfermidades e as dificuldades que seus portadores enfrentam no dia a dia.

“Existem mais de 6 mil doenças raras, sendo que mais de 200 delas só na área da Endocrinologia. As mais  conhecidas são a Síndrome de Cushing e a acromegalia. Mas a insuficiência adrenocortical é um outro exemplo: com sintomas inespecíficos, sua progressão pode levar a sérias consequências, até o óbito. É muito importante conscientizar a população e a classe médica sobre a existência  dessas doenças e a dificuldade no tratamento”, alerta a Dra. Tania Bachega, médica da Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia Regional São Paulo (SBEM-SP).

A maioria dessas doenças tem origem genética dando sinais e sintomas no primeiro ano de vida e metade delas ocorre na infância.


 
 





  SBEM-SP (Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia do Estado de São Paulo)
http://www.sbemsp.org.br
https://twitter.com/SBEMSP
https://www.facebook.com/sbem.saopaulo/
https://www.instagram.com/sbemsp/
https://www.youtube.com/c/SBEMSP



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Posts mais acessados