Pesquisar este blog

terça-feira, 16 de janeiro de 2018

Lancheira Saudável para a volta as aulas



Dicas para montar a lancheira das crianças com opções saudáveis 


Hora de Lanchar! Este é um dos momentos mais divertidos para as crianças, por isso, temos aqui, diversas opções de lanchinhos cheios de sabor para rechear esta hora!

Para descomplicar este momento, vamos ver como montar uma lancheira saudável, colorida e nutritiva?


Como montar a minha lancheira

1 – Compre uma lancheira bonita e atrativa! Pesquise bastante e peça ajuda ao vendedor das lojas em que for! Explique que você quer uma lancheira grande, segura, capaz de conservar os alimentos e bebidas e claro, super moderna e funcional! Temos, hoje, uma enorme variedade de bolsinhas e lancheiras feitas para atender a nossa necessidade! Portanto, vale a pena investir um tempo procurando uma que seja a sua cara!!!

2 – Para abastecer a sua lancheira, vamos precisar de potinhos, garrafinhas, talheres, toalhinhas que armazenem com cuidado e segurança os nossos lanchinhos. Procure por recipientes que tenham uma boa vedação e que sejam capazes de manter os seus quitutes quentes ou frios por um bom tempo! Afinal, você precisa de utensílios que mantenham o seu trabalho de organizar tudo até a hora do lanche!

3 – O próximo passo é abastecer a geladeira e a dispensa com tudo que você irá preparar para organizar e preparar o seu planejamento de lanches para a semana.

O que não pode faltar nestas compras? A ideia aqui não é comprar tudo de uma vez, mas se familiarizar com os alimentos e as bebidinhas que irão lhe ajudar a montar a sua lancheira saudável!

1 – Frutas da época cheia de cores e sabores.

2 – Queijos de boa qualidade e saborosos.

3 – Castanhas, amêndoas, avelãs – as nossas nuts.

4 – Um pote lindo cheio de azeitonas verdinhas ou pretas, bem suculentas.

5 – Tomatinhos uva ou cereja.

6 – Cenourinhas super laranjas baby.

7 – Ovinhos cozidos de codorna super proteicos.

8 – Pãozinho integral.

9 – Bolachas de arroz super levinhas.

10 – Geleia de frutas.

11 – Mel.

12 – Massa de tapioca.

13 – Água de coco fresquinha e natural.

14 – Suco de uva integral.

15 – Mate caseiro.

16 – Chocolate de boa qualidade para os fortes (a partir de 60 % de cacau).

17 – Iogurte de boa qualidade.


Portanto, vamos começar a nossa organização!

Para ajudar você a montar os seus lanchinhos, elaboramos cinco sugestões de como combinar os ingredientes para montar a sua lancheira saudável:

Segunda-feira – Água de coco geladinha + dadinhos de queijo + uvas frescas

Terça-feira – Mini sanduíche de pão moreninho com queijo branco cremoso e geleia natural de morango + Suco de uva roxa refrescante e energético

Quarta-feira – Saladinha de frutas da estação – manga, morango, banana + Água fresquinha e natural + mini ovos da codorna do quintal

Quinta -feira – Tomatinhos em formato de cereja com quadradinhos de queijo + Mate geladinho + disco de bolacha de arroz

Sexta – feira – Delícia de banana da terra no palito polvilhada com canela + Água de coco geladinha + mix de nuts crocantes


E não para por aí! Nutri, isso pode?

- Que tal pipoca feita no azeite? Atenção ao sal e à quantidade! O segredo é comer com consciência e equilíbrio.

- E açaí? Pode? Sim, vamos investir no açaí! Vale incrementar com frutas! Só não vale se tiver um nome estranho junto, como xarope de guaraná! Certifique-se antes de pedir!

- E na hora em que dá aquela vontade de devorar um docinho? Aí vai um segredo: compre uma barra de chocolate meio amargo e faça dele uma super calda para a sua salada de frutas. Matamos a vontade do docinho na hora!

- Quer ousar nos lanchinhos? Coco natural em lascas, damascos, chips crocantes de queijos, banana, batata doce ou aipim são boas opções.

- Adoro um pãozinho! E quem disse que não pode? Faça uma mini torrada sofisticada e saborosa! O grande segredo é dar mais valor à cobertura do que ao pão. Que tal testar com tomatinho cortado com manjericão e azeite, ovinho cozido cortado com queijo derretido + atum raladinho com cenoura crua poderosa, lasquinhas de salmão regadas com limão siciliano!

- E a tapioca? Você conhece os dadinhos de tapioca? Primeira dica: incremente a massa com flocos de aveia para dar aquela ajuda para o intestino! Vale rechear com franguinho desfiado, ovinhos estrelados ou banana com canela. Por fim, corte em formato de dadinhos e chame os amigos para o lanche da tarde!

- Posso tomar leite? Aqui, a regra é a consciência e o equilíbrio, portanto, nada é proibido! Se quiser ter uma nova experiência com o seu leitinho, tente o leite natural e caseiro de amêndoas! Vale tomar com café ou bater com uma fruta!

- E para fechar o nosso time ele que reina absoluto quando o assunto é a hora do lanche: quibe de forno com recheio de queijo derretido. Vale fazer um tabuleiro grande, cortar em pedaços e congelar para facilitar o planejamento da semana!

Bom lanche! Aproveite o seu momento.





Ariane Bomgosto - nutricionista com experiência em nutrição comportamental e obesidade infantil. A sua abordagem tem como foco a nutrição comportamental, sendo a idealizadora do projeto Nutrição Comportamental Infantil e Obesidade Infantil eu trato.






Nenhum comentário:

Postar um comentário

Posts mais acessados