Pesquisar no Blog

quinta-feira, 21 de dezembro de 2017

Como aproveitar as ceias das festas de fim de ano sem exageros



Nutricionista do Hospital Alemão Oswaldo Cruz indica como não comprometer a alimentação saudável; segredo está na moderação e nas escolhas do que consumir


É comum as pessoas se arrependerem dos exageros cometidos com a comida nas ceias de Natal e Réveillon, mas para quem não quer fugir totalmente da dieta, ver todo o esforço do ano ir por água abaixo e também não passar vontade, existem algumas alternativas para aproveitar o delicioso cardápio dessas celebrações de fim de ano. 

De acordo com Fernanda Maluhy, nutricionista do Hospital Alemão Oswaldo Cruz, é importante manter sempre um estilo de vida saudável, evitando preocupações exageradas somente no final de ano. “O ideal é não usar como desculpa as datas festivas para prolongar por semanas os exageros com a comida. Na ceia pode provar de tudo um pouco, mas em quantidades moderadas”, explica. 

Ainda de acordo com a especialista, durante os dias de confraternização é importante alimentar-se normalmente, mantendo sua rotina alimentar. “Não adianta fazer jejum para comer em quantidades maiores apenas nessas ocasiões. Respeitar o seu organismo é muito importante para mantê-lo saudável”, diz. Para quem quer manter uma dieta leve e rica em nutrientes, as ceias de Natal e Ano Novo devem ser compostas de proteínas, como carnes, peixes e frango, variedade de legumes, verduras, saladas, oleaginosas e carboidratos com baixo índice glicêmico.

Iniciar a ceia pelas entradas, como saladas fartas com castanhas, queijos e proteínas, ajudam na questão da saciedade. Já o consumo de carboidratos refinados, inclusive as sobremesas, pode ser menor, auxiliando no controle dos excessos.

Priorizar preparações caseiras, feitas com ingredientes naturais, temperos frescos e não industrializados, ajudam muito a manter uma ceia nutritiva e saudável. Também é possível trocar as bebidas alcoólicas e refrigerantes por águas aromatizadas e sucos naturais. Para a sobremesa, a dica é uma só: comer em quantidades pequenas para provar de tudo um pouco. “Não precisa deixar de comer aquela rabanada da vovó que só tem uma vez por ano. Só controlar as quantidades e comer bem devagar para saborear bastante sem excessos”, comenta a nutricionista do Hospital Alemão Oswaldo Cruz.


Alerta para os diabéticos e hipertensos

Para quem já tem problemas de saúde, como hipertensão e diabetes, é preciso redobrar a atenção com o que consumir nas festas de final de ano, principalmente com a ingestão de açúcares e carboidratos, como por exemplo massas, farofas e pães, para não aumentar os níveis de glicose no sangue e evitar quadros de hiperglicemia e de hipertensão. 

Diabéticos e hipertensos não devem abandonar o tratamento para controlar as doenças, mantendo a utilização dos medicamentos prescritos pelo médico, alimentação recomendada, além de continuar o monitoramento da glicemia e os níveis de pressão. 





Hospital Alemão Oswaldo Cruz – www.hospitalalemao.org.br





Nenhum comentário:

Postar um comentário

Posts mais acessados