Pesquisar no Blog

sexta-feira, 17 de novembro de 2017

Lideranças globais convidam países a avançar em 2018 para fortalecer seus planos climáticos nacionais



BONN, ALEMANHA - À medida que a conclusão das negociações climáticas da COP23 se aproximam, os principais ingredientes estão se juntando para galvanizar ações climáticas mais fortes no âmbito do Acordo de Paris em 2018. Com base em amplas consultas com as Partes, ontem à noite a Presidência de Fiji divulgou um rascunho de roteiro para o Diálogo Talanoa de 2018, um processo de um ano destinado a fazer um inventário da ação climática que deve preparar os países para enviar sinais claros pela COP24 de que eles vão melhorar os seus planos climáticos nacionais até 2020.

A importância de elevar a ambição está sendo reforçada nestas últimas horas da COP23 por diversos representantes das cidades, negócios, fé, comércio e sociedade civil presentes à conferência:

Marcelo Mena Carrasco, Ministro do Meio Ambiente do Chile
"Quando você nega a ação climática, você nega a seus cidadãos energia mais limpa e mais barata. Desde que introduzimos impostos sobre o carbono e começamos a mudar nosso sistema de energia, vimos o setor de energia renovável crescer cinco vezes. E enquanto projetávamos que a energia renovável eólica e solar responderia por 20% de nossas fontes de energia até 2025, atingimos esse objetivo no mês passado – com oito anos de antecedência. Nosso NDC foi escrito em 2013 e já está desatualizado. Então, eu acho que para o futuro, para melhorar a ambição, precisamos para ter planos de ação muito flexíveis para que possamos capturar a transformação de baixo carbono como isso acontece ".

Sharan Burrow, Secretária Geral, International Trade Union Association
"Gerar empregos em um planeta habitável é um imperativo para todos nós. Isso exige um senso de urgência combinado com a ambição, um compromisso com as medidas de transição justa para a força de trabalho e a capacidade de reinvestir em comunidades vulneráveis. Os governos não devem se esconder atrás de quem não quer progredir. Eles colocam em risco os benefícios de investimentos em empregos e crescimento econômico e colocam em risco o planeta ".

Nigel Topping, CEO, We Mean Business Coalition
"A mensagem da comunidade empresarial é que, se os governos quiserem atrair investimentos e criar políticas industriais competitivas, então ter políticas corajosas de longo prazo sobre o clima realmente ajuda a reduzir os custos do capital e reduzir o risco de investimento. É muito mais fácil se os países intensificarem e estabelecem políticas climáticas mais ambiciosas. Mas o contrário também é verdadeiro. Quanto mais as empresas enviarem sinais muito fortes para os decisores políticos e para o mercado que eles estão aumentando sua ambição porque vêem oportunidades econômicas através de uma ação dinâmica do clima, então mais você verá os governos aumentarem suas ambições ".

Andrew Steer, CEO, World Resources Institute
"Dois anos atrás, em Paris, os países fizeram uma promessa de ampliar seus esforços climáticos nacionais a cada cinco anos. Para cumprir essa promessa e garantir importantes benefícios econômicos e sociais, os países precisam cumprir seus compromissos climáticos atuais e definir como fortalecer seus planos climáticos nacionais até 2020. Nós entramos em uma janela decisiva para reduzir rapidamente a curva de emissões para evitar os piores impactos das mudanças climáticas. Encorajadoramente, as evidências mostram que políticas climáticas inteligentes promoverão maior eficiência de recursos, novas tecnologias, mais investimentos e melhores empregos. Os líderes precisam aprender com esse sucesso e intensificar seus esforços climáticos ".

Laurence Tubiana, CEO da European Climate Foundation
"O Acordo de Paris foi uma conquista histórica e devemos estar orgulhosos disso. Mas não há tempo para descansar em nossos louros, não estamos no caminho certo. Se formos sérios em lidar com as mudanças climáticas, todos precisarão intensificar e apresentar compromissos climáticos ambiciosos entre agora e 2020 ".

Wael Hmaidan, Diretor Executivo, Climate Action International
"Para que os governos tenham confiança no fortalecimento de seus objetivos climáticos em 2020, eles precisam entender que superar seus objetivos atuais é urgente, realizável e desejável. E é aqui que vemos a importância do diálogo Talanoa. Ele permitirá que os países compreendam melhor que as empresas, as cidades e as comunidades em todo o mundo estão intensificando a frente deles. Eles entenderão que seus planos climáticos nacionais foram superados pela economia real e é hora de recuperar o atraso ".

Manuel Pulgar-Vidal, diretor do Programa Global de Clima e Energia do WWF
"O planeta está em uma encruzilhada. Temos ao nosso alcance uma oportunidade sem precedentes após o Acordo de Paris - uma que pode e deve mudar o futuro. As decisões que tomamos hoje estabelecem as bases para 2018 e além. Os países devem aumentar sua ambição de colocar nós no caminho para um futuro de 1.5C ".

Gino Van Begin, secretário geral, ICLEI
"O Diálogo Talanoa 2018 deve produzir NDCs mais fortes que nos colocam no caminho certo para ficar bem abaixo de um aumento de 2 ° C  da temperatura global. Os governos locais e outros governos subnacionais estão prontos para aumentar e contribuir através de seus próprios compromissos de derrubar as emissões que alteram o clima de forma rápida e decidida, conforme necessário. As mais de 1.000 cidades e regiões que informam o Carbon Record Registry têm o potencial de reduzir suas emissões por um composto 5.6 GtCO2e até 2020. As mudanças climáticas só podem ser um esforço coletivo de todos os atores e, em 2018, temos que acelerar. Não podemos perder esta oportunidade. "

 Alden Meyer, Diretor de Estratégia e Política, Union of Concerned Scientists
"De furacões e tufões a ondas de calor e incêndios florestais, os sinais são claros: as mudanças do clima estão em andamento e o prazo está acabando para evitar impactos verdadeiramente devastadores. Temos soluções de energia limpa de custo efetivo necessárias para enfrentar esse desafio – o  que não tem sido suficiente é a vontade política. Os países devem chegar à cúpula do clima de dezembro de 2018 na Polônia preparados para tomar medidas ousadas para salvaguardar o clima para os seus cidadãos e as gerações futuras. "

Sven Harmeling, liderança global na defesa da mudança climática, CARE Plataforma internacional de mudança climática e resiliência
"O limite de 1,5 grau que os governos concordaram no Acordo de Paris é a promessa de um mundo em que pessoas e países possam sobreviver e prosperar porque os grandes impactos nas mudanças climáticas podem ser evitados. O Diálogo Talanoa deve orientar os governos para intensificar seus esforços climáticos entre 2018 e 2020, já que o tempo está se esgotando para mudar o mundo para um caminho de baixa emissão rapidamente o suficiente para manter o limite de 1,5C dentro do alcance. "

Nick Mabey, CEO, E3G
"A COP não é uma reunião de idealistas com as cabeças nas nuvens: é uma reunião de indivíduos práticos que estão determinados a fazer as coisas. Os países devem agora intensificar e cumprir o que prometeram fazer quando o acordo de Paris foi desenhado e nos levar a um aumento da temperatura global bem abaixo de 2 ° C. "

Tomás Insua, Diretor Executivo, Movimento Climático Católico Global
"Precisamos reduzir a curva das emissões de gases de efeito estufa até 2020. Os governo se movem lentamente e um compromisso público ambicioso em 2018 é o primeiro passo. Como pessoas de fé, protegemos as pessoas e os lugares que amamos, e as nossas irmãs e irmãos vulneráveis ​​acima de tudo. Tudo o que pedimos é que o governo faça o mesmo - e faça isso rapidamente ".



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Posts mais acessados