Pesquisar no Blog

sexta-feira, 17 de novembro de 2017

Especialista em educação financeira dá dicas para entrar em 2018 sem dívidas



Segundo dados divulgados recentemente pelo Serasa Experian, os inadimplentes somam mais de 61 milhões no país, sendo 4,45% a mais em comparação com a mesma pesquisa realizada em 2016. O montante alcançado pelas dívidas no nono mês deste ano foi de R$ 269,1 bilhões, com média de quatro dívidas por CPF, totalizando R$ 4.411,00 por pessoa.

De acordo com os economistas da Serasa, o aumento da inadimplência no mês de outubro é reflexo da data do Dias das Crianças, pois, normalmente em meses de datas comemorativas fortes, exceto Natal, porque tem o 13º salário, a inadimplência sobe.O estudo também mostra que, em outubro2017, a região com maior percentual de inadimplentes do país era a Sudeste, com 44,8% do total, seguida pela região Nordeste, com 25,5%. O Sul ficou em terceiro, com 12,7% dos negativados.

O especialista em educação financeira, Uesley Lima, fundador do Grupo The One, dá dicas para entrar em 2018 no azul. O primeiro passo para se ter mais dinheiro é encarar a real situação de nossa vida financeira, ter por objetivo o controle de nossas finanças pessoais, afirma Lima. Pensando no número de famílias brasileiras endividadas como mostra a pesquisa e para que esse número não aumente mais, o especialista separou 10 importantes dicas para começar o ano de 2018 com mais dinheiro no bolso.


1.        Planilha de controle financeiro: nesta planilha, lançar todos os seus gastos financeiros, tais como, educação dos filhos, aluguel, energia elétrica e etc. Também lançar as fontes de renda. (Nos mande um e-mail para contato@grupotheone.com.br e mandaremos um modelo de planilha para você).


2.        Diagnóstico financeiro: a partir da planilha, teremos um resultado muito importante, se está sobrando ou faltando dinheiro para pagar as contas, não tenha medo de encarar essa realidade, mesmo no vermelho você deu o primeiro passo para o sucesso.


3.        Encarando a realidade: para os que estão terminando o mês no vermelho, agora temos um novo desafio, arregaçar as mangas e partir para ataque, essa é hora da virada.


4.        Classificar as dívidas: coloque em prioridade as dívidas que mais pesam, que mais consomem o seu dinheiro. As principais são Cartão de Crédito e Cheque especial.


5.        Pagar ou renegociar: de forma emergencial (uma atitude realmente rápida) procure o gerente do seu banco, renegocie as principais dividas, ele estará disposto a fazer, se precisar faça um empréstimo pessoal com juros menor, para pagar os juros maiores. Economize no 13º salário, e tente o mais rápido se livrar das dívidas que sangram seu orçamento.


6.        Cortar gastos: muito, muito difícil, eu sei disso, vivemos em um mundo onde a velocidade da informação é rápida, temos acesso a muitas coisas que incentivam a vontade de ter as coisas, e temos a sensação que precisamos comprar tudo, mas calma, respire. O objetivo é cortar o supérfluo, não compre o desnecessário. Se você está endividado, terá que pegar dinheiro emprestar para comprar, através de parcelas que podem te apertar depois, então volto a dizer pense duas vezes, saia da loja, e só depois tome a decisão de comprar. No final tente comprar à vista, junte dinheiro. Garanto que se fizer isto, vai poder comprar no futuro muito mais, e possivelmente melhor.


7.        Dívidas controladas: com negociação das maiores dívidas e diminuição de gastos em pouco tempo seu orçamento ficará no azul, parabéns, primeira fase completada.


8.        Não fazer novas dívidas: continue preenchendo sua planilha de finanças pessoais, e principalmente, não faça novas dívidas.



9.        Dinheiro no bolso: Não demora muito se seguir todos os passos para ter suas finanças controladas, e passa a sobrar dinheiro para que possa investir.


10.      Se planeje para investir: procure estudar formas de investir seu dinheiro, sem ser a poupança, existe diversas opções melhores para que você faça isso, comece 2018 com um novo rumo para suas finanças e se planeje para ter um ano diferente e com mais dinheiro.




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Posts mais acessados