Pesquisar no Blog

domingo, 19 de novembro de 2017

1.8 bilhão de pessoas continuam bebendo água potável sem proteção contra a contaminação por fezes




No âmbito do Dia Mundial do Banheiro, a Fundação We Are Water, uma iniciativa da Roca, alerta para a falta de acesso de milhões de pessoas ao saneamento básico e higiene.

- “A jornada do cocô” é o tema escolhido pelas Nações Unidas como uma campanha de conscientização para celebrar o Dia Mundial do Banheiro.

- A Fundação entra em ação por meio de campanhas de conscientização e projetos de cooperação para reduzir os efeitos negativos derivados deste problema.- 
Barcelona, Novembro de 2017. - O Dia Mundial do Banheiro é comemorado no dia 19 de novembro, declarado um dia internacional pelas Nações Unidas com o objetivo de sensibilizar as pessoas sobre esta questão. A Fundação We Are Water, ciente da situação sofrida por milhões de pessoas ao redor do mundo, alerta sobre o problema existente de saneamento e higiene.

Atualmente, os dados são alarmantes em nível mundial:

- 80% da água de efluentes geradas pela sociedade retorna ao ecossistema sem ser tratada ou reutilizada.
- 1.8 bilhão de pessoas utilizam uma fonte de água potável sem nenhuma proteção contra a contaminação por fezes.

- Apenas 39% da população mundial (2.9 bilhões de pessoas) utiliza um serviço de saneamento gerenciado com segurança, ou seja, que as fezes são eliminadas com segurança no local ou tratadas externamente.

  - Cerca de 60% da população mundial – 4,5 bilhões de pessoas -, não possuem um banheiro em casa ou têm um que não gerencia com segurança as secreções. 

 - 869 milhões de pessoas ao redor do mundo defecam a céu aberto e não possuem um banheiro disponível. 

- As ações para garantir o uso de água não contaminada, uma boa higiene ou a melhoria do saneamento poderiam evitar cerca de 842 mil mortes todos os anos.


A Fundação We Are Water, que atua em colaboração com diferentes ONGs para melhorar as instalações de saneamento nos países em que isso é um problema, ou até mesmo um tabu, e desenvolver planos educacionais para trabalhar sobre os hábitos de higiene, irá apresentar seu novo “Manual de construção de banheiros e poços”, que inclui todas as características necessárias para garantir a eliminação segura, responsável e adequada de resíduos, no âmbito do Dia Mundial do Banheiro.   

Depois de mais de 7 anos visitando e desenvolvendo diferentes projetos de saneamento no mundo todo, a Fundação We Are Water obteve uma vasta experiência que, juntamente com a orientação técnica da Roca, permitiu a realização deste “Manual de construção de banheiros e poços”, que visa proporcionar soluções eficientes, autossuficientes, sustentáveis, de baixo consumo de água e baixo custo, a fim de melhorar a vida de milhões de pessoas.

Desde o início, a Fundação aumentou muito a sua atividade e realizou projetos de cooperação em mais de 21 países no mundo todo, especialmente com foco no sul da Ásia e África subsaariana, que reúnem 1.648 bilhão de pessoas sem acesso a um saneamento adequado. A maioria dos projetos, com o objetivo de atenuar os efeitos negativos da falta de recursos hídricos adequados, continua ativa atualmente. Mais de 540 mil pessoas se beneficiaram destes projetos.  

Você pode verificar os projetos no site: http://www.wearewater.org/es/




Sobre a Fundação We Are Water
A Fundação We Are Water possui dois principais objetivos em mente. O primeiro é promover a conscientização e incentivar o debate entre o público e as organizações sobre a necessidade de criar uma nova cultura para a água, a fim de permitir o desenvolvimento equitativo e gestão sustentável dos recursos hídricos do mundo. O segundo é realizar uma série de ações para combater os efeitos negativos da falta de recursos hídricos adequados. Os campos de atividade da fundação incluem o envolvimento em infraestrutura, educação, saúde e pesquisa, concentrados nas áreas mais desfavorecidas do mundo.





Nenhum comentário:

Postar um comentário

Posts mais acessados