Parece que quando os pais
decidem procurar uma escola infantil, há um tipo de questionamento bastante
comum, dentre tantos outros: “E agora, devo procurar uma escola com uma
proposta mais lúdica ou outra mais séria de ensino?”. Ou então: “Nessa escola
há atividade pedagógica o dia todo ou as crianças têm também algum tempo para
brincar?”.
Pode parecer ironia, mas no
fundo todas essas questões disfarçam algo muito enraizado em nossa cultura:
fomos ensinados desde criança que aprender é sinônimo de dureza, de sofrimento.
Portanto, quando se brinca não se aprende. E hora de estudar não é momento para
brincadeira!
Precisamos esclarecer que
brincadeira e ludicidade não se separam de aprendizagem e de ensino sério e
consistente como se fossem água e óleo. Sim, há muitas metodologias pedagógicas
diferentes, mas que alguém “atire a primeira pedra” em algum grande educador
que tenha um dia divorciado aprendizagem de brincadeira.
Talvez não seja ao acaso que
Michel De Montaigne – grande ensaísta e inspirador de toda a pedagogia moderna
– escreveu certa vez que “O mais visível sinal de sabedoria é uma alegria
constante”.
Por isso tudo, segue uma
dica valiosa: uma boa educação para seu filho é aquela que une aprendizado com
ludicidade e brincadeira, justamente porque educação e felicidade são irmãs
gêmeas, que sempre andam de mãos dadas!
Na Escola de Pais, um
encontro que realizamos recentemente para estudar junto aos pais a primeira
infância e seu papel fundamental no desenvolvimento do ser humano, estudamos
esse e outros temas. Discutimos juntos, pais e educadores, propostas para a
educação dos filhos e respostas mais seguras em relação à pedagogia moderna.
Isso porque especialistas das mais diversas áreas são unânimes em apontar os
primeiros três anos do bebê como a etapa a mais importante e decisiva na vida
de um ser humano. Temos como base a pesquisa de diversos educadores, médicos e
outros especialistas da infância no mundo todo. Moldamos de acordo com a
realidade brasileira e conseguimos chegar no que chamamos de Pedagogia
Florença, com foco na humanização da Primeira Infância.
Hoje, e falo em nome dos
educadores, queremos cada vez mais ouvir os pais, trocar experiências, entender
as necessidades e explicar a eles todas as informações necessárias sobre esse
período tão importante na formação da criança. A participação dos pais na
educação é fundamental para que o processo seja completo.
Roger Hansen -
Doutor em Educação pela UFSC
Nenhum comentário:
Postar um comentário