quarta-feira, 13 de setembro de 2017

Educação Lúdica x Educação Séria: um dilema de muitos pais



Parece que quando os pais decidem procurar uma escola infantil, há um tipo de questionamento bastante comum, dentre tantos outros: “E agora, devo procurar uma escola com uma proposta mais lúdica ou outra mais séria de ensino?”. Ou então: “Nessa escola há atividade pedagógica o dia todo ou as crianças têm também algum tempo para brincar?”.

Pode parecer ironia, mas no fundo todas essas questões disfarçam algo muito enraizado em nossa cultura: fomos ensinados desde criança que aprender é sinônimo de dureza, de sofrimento. Portanto, quando se brinca não se aprende. E hora de estudar não é momento para brincadeira!

Precisamos esclarecer que brincadeira e ludicidade não se separam de aprendizagem e de ensino sério e consistente como se fossem água e óleo. Sim, há muitas metodologias pedagógicas diferentes, mas que alguém “atire a primeira pedra” em algum grande educador que tenha um dia divorciado aprendizagem de brincadeira.

Talvez não seja ao acaso que Michel De Montaigne – grande ensaísta e inspirador de toda a pedagogia moderna –  escreveu certa vez que “O mais visível sinal de sabedoria é uma alegria constante”.

Por isso tudo, segue uma dica valiosa: uma boa educação para seu filho é aquela que une aprendizado com ludicidade e brincadeira, justamente porque educação e felicidade são irmãs gêmeas, que sempre andam de mãos dadas!

Na Escola de Pais, um encontro que realizamos recentemente para estudar junto aos pais a primeira infância e seu papel fundamental no desenvolvimento do ser humano, estudamos esse e outros temas. Discutimos juntos, pais e educadores, propostas para a educação dos filhos e respostas mais seguras em relação à pedagogia moderna. Isso porque especialistas das mais diversas áreas são unânimes em apontar os primeiros três anos do bebê como a etapa a mais importante e decisiva na vida de um ser humano. Temos como base a pesquisa de diversos educadores, médicos e outros especialistas da infância no mundo todo. Moldamos de acordo com a realidade brasileira e conseguimos chegar no que chamamos de Pedagogia Florença, com foco na humanização da Primeira Infância.

Hoje, e falo em nome dos educadores, queremos cada vez mais ouvir os pais, trocar experiências, entender as necessidades e explicar a eles todas as informações necessárias sobre esse período tão importante na formação da criança. A participação dos pais na educação é fundamental para que o processo seja completo.




Roger Hansen - Doutor em Educação pela UFSC





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