Escrever uma redação
torna-se difícil, quando a escrita está dissociada da leitura...
A leitura
como fonte de informação oferece subsidios para a ampliação de repertório,
possibilitando a construção de ideias e fundamentação de opiniões.
A
escola desde muito cedo deve ter como compromisso propiciar o desenvolvimento das competências leitoras e
escritoras, pois ao constituir-se escritor e autor, o estudante
estará produzindo para si e para os outros, estará (re)significando seus
conhecimentos e (re)estruturando seus pensamentos. A ênfase na escrita é fundamental,
assim como a na leitura.
Ler
e escrever são duas práticas indissociáveis e de responsabilidade dos professores
das diferentes áreas do conhecimento. São práticas fundamentais na educação
básica, principalmente nos anos iniciais do ensino fundamental.
Os jovens
encontram dificuldades para escrever e estruturar uma redação, porque lhes
faltam leitura, repertório, informações, e por consequência argumentação e
autonomia. Essa
aprendizagem deve ser construída e desenvolvida com os estudantes, através da
leitura, da observação, da análise, da interpretação, da escrita e reescrita,
com o incentivo das famílias e de metodologias pedagógicas eficazes, envolvendo todas as áreas do
conhecimento, e não, como tarefa de única responsabilidade da Língua Portuguesa.
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