Pesquisar no Blog

quinta-feira, 3 de agosto de 2017

O que sua gravata diz sobre você?



Engana-se quem pensa que moda se restringe às mulheres. De fato, a indústria da moda feminina é mais ampla que a masculina, porém isso não indica que os homens se importam menos em manter o estilo e elegância ao se vestir. Um dos maiores símbolos masculinos na moda é a gravata, e por mais simples que a peça pareça ser, ela exige uma atenção especial ao combinar com o restante da composição e não apenas isso, ela também diz muito sobre a personalidade do homem. 

Seja estampada, lisa, tradicional, ou com textura, as gravatas variam de acordo com quem as usa e seu estilo. Seja em ocasiões profissionais ou sociais, cada gravata diferida pela cor, textura, tecido e tipo de nó podem passar mensagens diferentes. As clássicas, por exemplo, deixam qualquer homem mais confortável. As de bolinhas trazem um ar mais emotivo e amigável, já as padrão Paisley, aquelas associadas frequentemente aos anos 60, traz um ar de liberdade ao homem, já as gravatas xadrez são mais casuais e descontraídas.

 A consultora de imagem e estilo Raissa Starosta explica que vamos entendendo a importância da gravata em uma composição quando o aspecto de um mesmo terno muda completamente de acordo com a cor e textura da peça. "Isso porque as cores também transmitem mensagens e sensações, sejam elas positivas ou negativas. Ao misturar mais de um tom, seu significado também muda", conta. O vermelho vivo, por exemplo, remete ao poder, à segurança e à liderança. Tons da mesma cor com aspecto mate já suavizam e deixam mais sutis a evocação de poder. Gravatas roxas também passam autoconfiança, a história nos conta que desde sempre a cor é associada à realeza e riqueza.

Quem pensa que o preto está fora de cogitação, se engana. Raissa conta que a gravata preta é sofisticada e perfeita tanto para uma ocasião social como um jantar mais formal. "Para quem não quer ficar no 'pretinho básico' pode optar por tons de cinza, que são modernos e mais ousados. Podemos ver que cada mínimo detalhe tem uma importância enorme na composição final e tem o poder de dizer muito sobre quem a está usando, basta fazer a combinação certa e não errar no look".






Nenhum comentário:

Postar um comentário

Posts mais acessados