Muitas crianças iniciam sua vida escolar na educação infantil. Todos os
pais logo percebem o quanto a criança se desenvolve desde a sua entrada na
escola, mas antes do inicio, muitos pais se perguntam: Mas afinal de contas, o
que uma criança tão pequena faz na escola?
Deyse Ford Racy Haddad, diretora da escola bilíngue Tiny People, nos
ajudará a entender o processo dentro do contexto escolar durante a educação
infantil e que muito provavelmente será à base de todo o desenvolvimento da
criança ao longo de sua vida.
Conhecimento de si e do outro: A escola contribui nos processos de socialização e de construção
da identidade das crianças e dos cuidados essenciais necessários para
seu desenvolvimento.
Linguagem Oral: Ampliar a capacidade de comunicação oral das crianças pequenas é uma das
funções da educação infantil. A participação em diálogos, e em rodas de
conversa e em atividades que envolvam relatos dos pequenos fatos e
experiências, descrição de objetos e jogos verbais são algumas das situações
que podem ser criadas em creches e pré-escolas para ampliar a capacidade
comunicativa.
Artes Visuais: Insere as artes visuais como área específica do conhecimento,
desenvolvendo a imaginação criadora, a expressão e a sensibilidade.
Brincar: O brincar é visto como uma das atividades fundamentais para o
desenvolvimento e a educação das crianças. No brincar, as crianças exploram,
perguntam, e refletem sobre a sociedade na qual vivem, desenvolvendo-se
psicológica e socialmente. O brincar funciona como um cenário criado pelas
crianças e baseado nas suas vivências para que possam expressar seu mundo
interno, levantando hipóteses sobre seus sentimentos e os dos outros, sobre
conceitos, atitudes e valores com os quais se defronta em sua vida.
Música: Deve ser
considerada uma área de conhecimento, estruturando-se por meio do fazer
(interpretação, improvisação, composição), do perceber a música e da
reflexão (conscientizando questões relativas à organização e criação musical).
Linguagem Escrita: A aprendizagem da língua escrita começa antes dos 6 anos de idade. As
crianças começam a pensar sobre a escrita e seus usos a partir de informações provenientes
de intercâmbios sociais, quando presenciam diferentes atos de escrita e leitura
por parte de adultos ou crianças mais experientes.
Conhecimento do Mundo: Crianças se interessam por temas como dinossauros, tubarões e castelos,
que envolvem conhecimentos como sociologia, física, biologia e história.
Movimento: A criança se expressa e se comunica por meio de gestos, mímicas
faciais, e interage utilizando fortemente o apoio de seu corpo. O referencial
curricular propõe um trabalho que considere a dimensão expressiva\subjetiva do
movimento e as diferentes posturas corporais exigidas no dia-a-dia, além do
desenvolvimento psicomotor da criança de 0 a 6 anos.
Matemática: Caracteriza-se como uma atividade de resolução de problemas. Problemas
são vistos como aquelas situações que mobilizam a criança para buscar respostas
e soluções que propiciem a produção de novos conhecimentos.
Dentro deste contexto, estas são as capacidades a
serem desenvolvidas pelas crianças nesta fase da vida:
De ordem Física: Apropriação e conhecimento das potencialidades corporais,
autoconhecimento, autocuidado, uso do corpo na expressão de emoções,
deslocamento com segurança.
De ordem Ética: Construção de valores para nortear sua ação.
De ordem Afetiva: Motivações, autoestima, atitudes no convívio social, compreensão de si
mesmo e dos outros.
De ordem Cognitiva: Uso e apropriação de formas de representação e comunicação e resolução
de problemas.
De Inserção Social: Percepção de si próprio como membro de um grupo, de uma comunidade, de
uma sociedade, com possibilidade de participação e responsabilidades com a vida
coletiva.
De relação Interpessoal: Estabelecimento de um convívio social que envolva produzir, dividir e
aprender com os outros.
De ordem Estética: Produção artística e apreciação da produção artística de sua
comunidade, do país, de diferentes culturas e diferentes tempos históricos.
“Ufa! Não à toa seu filho chega tão cansado da
escola. Principalmente porque ele faz tudo isso num ambiente de muita
brincadeira, cuidado, segurança e carinho. Que delícia é ser criança!”,
completa Deyse.
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