Pesquisar no Blog

sábado, 5 de agosto de 2017

No Dia Nacional de Combate ao Fumo, Iamspe alerta sobre males do tabagismo



 Cigarro é a principal causa de morte evitável no mundo, afirma especialista


No Dia Nacional de Combate ao Fumo, celebrado em 29 de agosto, o Instituto de Assistência Médica ao Servidor Público Estadual (Iamspe) faz um alerta sobre os males do tabagismo.

Segundo o relatório Global Tobacco Epidemic 2013 (Epidemia Global do Tabaco 2013), no século 20, cerca de 100 milhões de pessoas morreram em decorrência do cigarro.

Anualmente, de acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS), são mais de 6 milhões de morte.

De acordo com a especialista do Iamspe Maria Vera Castellano, diretora do Serviço de Doenças do Aparelho Respiratório (DAR) do Hospital do Servidor Público Estadual (HSPE), o cigarro é a principal causa de morte evitável no mundo.

“Composto por mais de 4 mil substâncias químicas, ele traz malefícios como problemas pulmonares, cardiovasculares e câncer”, afirma.

Segundo a especialista, o fumante deve escolher uma data para abandonar o cigarro e se preparar para esse dia. Também deve saber que podem ocorrer crises de abstinência que vão causar irritação, ansiedade, dor de cabeça e falta de concentração.
Para combater essas crises, a médica recomenda manter balas sem açúcar por perto ou mastigar pedaços de canela, gengibre, cravo, cenoura e maçã. Outra dica é manter as mãos ocupadas, fazer exercícios de relaxamento e praticar atividades físicas.









Instituto de Assistência Médica ao Servidor Público Estadual (Iamspe)
Assessoria de Imprensa
www.iamspe.sp.gov.br
facebook.com/iamspesp






Nenhum comentário:

Postar um comentário

Posts mais acessados