Vídeo do jogador
Neymar Jr. postado no instagram durante viagem na França chamou a atenção do
Departamento de Trânsito. A utilização do equipamento reduz em reduz o
risco de morte em 45% em ocupantes no banco da frente e, no traseiro, em até
75%
Antes de estrear pelo seu novo time - o Paris
Saint-German - o jogador Neymar Jr. está curtindo a França com os seus
“parças”. Durante uma viagem de van, o craque compartilhou em seu instagram
vídeo em que ele e os amigos estão no banco de trás. O detalhe é que ninguém
usava o cinto de segurança, equipamento obrigatório no país desde 1990, antes
do nascimento do próprio Neymar. O deslize chamou a atenção do Departamento
Estadual de Trânsito de São Paulo (Detran.SP), qie abordou o tema em suas redes
sociais com o objetivo de alertar sobre a importância do equipamento ainda
muito subestimado pelos brasileiros, sobretudo no banco de trás.
Conforme prevê o Código de Trânsito Brasileiro
(CTB), a utilização do cinto de segurança é exigida a todos os motoristas e
passageiros de automóveis. Ele é dispensável somente nos veículos em que é
permitido o transporte de pessoas em pé, como os ônibus urbanos e micro-ônibus
produzidos até 1º de janeiro de 1999.
Deixar de utilizar o cinto de segurança é infração grave,
com multa de R$ 195,23, além de cinco pontos na habilitação do condutor. Em
2016, o Detran.SP aplicou um total de 135.915 multas no perímetro urbano pela
falta do uso de cinto de segurança, tanto por condutores quanto por
passageiros.
“Devemos sempre reforçar a mensagem de que o cinto de
segurança salva vidas. Ele é um elemento primordial para a prevenção de
sequelas e mortes em acidentes de trânsito. Os motoristas e passageiros
precisam ter a consciência de utilizá-lo sempre. São simples mudanças de
comportamento que podem transformar a realidade do trânsito.”, ressalta Maxwell
Vieira, diretor-presidente do Detran.SP.
Além do Detran.SP, por meio da Polícia Militar, as
prefeituras e órgãos de trânsito rodoviários, como o Departamento de Estradas
de Rodagem (DER) e a Polícia Rodoviária Federal (PRF) também fiscalizam o uso
do equipamento.
O uso do cinto de segurança reduz o risco de morte em
45% em ocupantes no banco da frente e, no traseiro, em até 75%, de acordo com
estudo da Associação Brasileira de Medicina de Tráfego (Abramet).
Levantamento da Artesp aponta que 57,4% das vítimas
fatais do banco traseiro estavam sem o cinto nos acidentes ocorridos entre
janeiro de 2012 e junho de 2016 nas rodovias paulistas concedidas.
DETRAN.SP:
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Paulo, vinculada à Secretaria de Planejamento e Gestão. Para obter mais
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