Pesquisar no Blog

segunda-feira, 14 de agosto de 2017

Cresce a procura por simulador 3D de anatomia com nova lei que proíbe cobaias em faculdades



Plataforma de simulação em anatomia de startup brasileira já é utilizada em cerca de 30 cursos de medicina humana e veterinária no País


A procura por simuladores de anatomia tem crescido significativamente nas universidades e faculdades do estado de São Paulo. O motivo é a recente aprovação pela Assembleia Legislativa de SP do projeto de lei (PL 706/2012) que proíbe o uso de cobaias em instituições de ensino no território paulista.

Também conhecida por Lei Anticobaia, aprovada no último dia 22 de junho, a ideia do projeto é poupar principalmente os animais de sequelas e até da morte por conta do manuseio e procedimentos em salas de aula.



Desde então, a Csanmek, startup brasileira especializada em sistemas para o mercado educacional, tem recebido dezenas de pedidos para fornecer a Plataforma 3D de Anatomia, que funciona como uma mesa que exibe modelos tridimensionais altamente detalhados e anatomicamente corretos de todos os sistemas do corpo humano.

Atualmente o equipamento é utilizado em 30 cursos de medicina humana e veterinária no Brasil e segue a tendência mundial de trocar corpos humanos e animais por plataformas digitais de dissecação virtual em cursos de formação superior.

Entre as instituições que possuem a tecnologia estão a Faculdade das Américas (São Paulo-SP), a Uninove (5 unidades em São Paulo-SP) a Universidade de de São Caetano do Sul (São Caetano do Sul-SP), a São Leopoldo Mandic (Campinas-SP), a Faculdade Claretiano (São Paulo-SP), a Faculdade Barão de Mauá (Ribeirão Preto-SP) e a Faculdade Guanambi (Bahia), entre outras.

Segundo o fundador da Csanmek, Claudio Santana, a solução foi desenvolvida por uma equipe amplamente qualificada, com décadas de experiência em diagnósticos e imagens médicas. "Apesar de ser um equipamento para educação, a plataforma 3D também é utilizada por médicos e profissionais da saúde no dia a dia, para melhorar o aprendizado e compreensão das estruturas anatômicas reais e modeladas", comenta Santana.


 




 



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Posts mais acessados