É
bastante comum as crianças gostarem de passar seu tempo em contato com o papel,
seja desenhando, rabiscando ou colando. O que muitos pais não sabem é que o
processo de criação artística merece atenção e é muito importante para o
desenvolvimento individual da criança.
Segundo
Christine Bruder, psicóloga, psicanalista e fundadora do premiado berçário
bilíngue Primetime Child Development, em primeiro lugar, é indispensável que os
pais acompanhem este processo. “Tenha em casa materiais dos mais variados
tipos, além de procurar estimular o uso de outros materiais como pinceis e
lápis, e, principalmente, não entregar desenhos prontos para o seu filho apenas
pintar e nem apresentar modelos para cópias”. De acordo com a profissional, os
pais devem saber que a arte é uma expressão livre e “não precisa parecer com
nada, nem agradar aos outros”.
A partir
desses estímulos a criança tem total liberdade para criar aquilo que bem
entender. “A falta de exemplos ou limitações fazem com que os pequenos explorem
ainda mais sensorialmente o material”.
Confira abaixo
cinco dicas de Christine:
- Quanto menor a criança maior deve ser o papel. Até os 3 anos de idade nada menor do que uma cartolina deve ser oferecida.
- Quando a criança considerar sua arte terminada, pergunte à ela se ela quer seu nome no papel. Se disser sim, pergunte: “Onde você quer seu nome? Ponha o dedinho”. Escreva onde a criança indicar. Se ela disser: “Eu sei escrever meu nome”, dê a caneta a ela. Se a criança não se interessar ou não quiser seu nome no papel, respeite, não escreva o nome dela. Deixe que ela conduza e se aproprie do processo.
·
Resista à vontade de perguntar: “O que é isso?”.
Aliás, resista à vontade de perguntar qualquer coisa. Se uma criança corre até
você, dizendo: “Olha, olha!” faça exatamente isso: OLHE, pois a criança não
disse “Olha e comenta”. Você pode pedir que ela te conte se gostou de fazer,
que cores preferiu, o que achou...
·
Se uma criança perguntar “Você gosta do meu
desenho?”, devolva a questão: “VOCÊ gosta do seu desenho?”. Vire o papel de
cabeça para baixo, ou em 45º e diga “E se eu segurar assim. Ou assim?”
Primetime
Child Development
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