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quarta-feira, 2 de agosto de 2017

Cinco fatores que aumentam a produtividade no trabalho



Empresas que buscam qualidade em seus resultados precisam contar um time de alta performance e produtivo. Para isso, uma série de medidas que aumenta a produtividade dos colaboradores no ambiente corporativo deve fazer parte do cotidiano.

Visando melhorar esse cenário recorrente em médios e grandes negócios, identificamos cinco fatores que influenciam diretamente na produtividade no trabalho. Confira!


1. Ter uma boa gestão do tempo

O gerenciamento do tempo não está associado a um horário rígido. Oferecer flexibilidade aos colaboradores permite que eles possam identificar as prioridades do dia e realizar as atividades de forma mais eficaz. Além disso, é preciso levar em conta que muitas vezes alguns fatores que influenciam essa gestão não dependem dos próprios funcionários, como um número excessivo de reuniões, equipamentos inadequados, ambiente prejudicial, etc. A melhora desse cenário fará com que a empresa compreenda os obstáculos e crie medidas para eliminá-los, visando o aumento da produtividade corporativa.


2. Utilizar recursos de automação

O uso de ferramentas de automação permite otimizar o que é realizado manualmente. Assim, algumas tarefas podem ser feitas por softwares especializados, deixando o funcionário com mais tempo para atividades estratégicas. No setor de estoque, por exemplo, ao invés de o colaborador ter que preencher à mão as entradas e saídas, um programa pode fazer o controle de estoque, em tempo real, com mais assertividade e em menos tempo.


3. Usar aplicativos e extensões

Existem soluções disponíveis no mercado que são úteis na rotina das equipes. Os aplicativos e extensões do Google, por exemplo, devem ser usados de forma positiva e consciente pelos funcionários, para que possam auxiliar processos colaborativos, de forma a diminuir a necessidade de deslocamentos entre departamentos, e otimizar a gestão do tempo, aumentando a produtividade da equipe.


4. Manter um ambiente de trabalho agradável

Um aspecto fundamental para aumentar a produtividade está associado à qualidade e adaptação do espaço corporativo. Provavelmente, um local inadequado, com barulho excessivo, má iluminação, entre outros, afetará diretamente o desenvolvimento das atividades ao longo do dia.


5. Conhecer e aplicar recursos inovadores

As novas tecnologias estão disponíveis para agregar ao ambiente profissional. Uma delas é o cloud computing (em inglês, computação em nuvem), que aumenta a estabilidade das plataformas e sistemas usados, impedindo tempo ocioso com problemas relacionados aos softwares e hardwares. A ferramenta também possibilita maior facilidade e agilidade na colaboração entre profissionais e departamentos. Ao auxiliar no trabalho integrado e comunicação empresarial entre as equipes, a companhia permite melhorar o cumprimento de prazos e diminuir conflitos internos.




Cláudio Santos - CEO da Santo Digital, empresa líder em Google Cloud e G-Suite. – www.santodigital.com.br




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