Pesquisar no Blog

quinta-feira, 17 de agosto de 2017

Alterações de humor e crises de choro após o parto, quando se preocupar



Muitas mães passam por alterações de humor e crises de choro após o parto que se desvanecem rapidamente. Acontecem principalmente devido às alterações hormonais decorrentes do término da gravidez. No entanto, algumas mães experimentam esses sintomas com mais intensidade, dando origem à depressão pós-parto. Pesquisas americanas afirmam que a incidência é de uma mulher em depressão pós parto para cada sete mulheres no puerpério.

Cinthia Calsinski Enfermeira Obstetra explica que é preciso diferenciar algumas situações antes de chegar ao diagnóstico de depressão pós parto. O Blues puerperal, também conhecido como melancolia puerperal ou baby blues é uma situação na qual a mulher chora sem motivo, sente uma tristeza inexplicável, sente-se irritada, e sente dificuldade em concentrar-se. “Tem inicio em geral 3 dias após o parto e dura em média 15 dias. É extremamente comum, chegando a atingir 20% das mulheres no puerpério.” Explica Cinthia Calsinski.

Já na depressão pós parto, a mulher sente tristeza ou desespero constantes, existe perda de interesse ou falta de prazer na maioria das atividades diárias, pensa na morte ou suicídio, senteexcesso ou falta de sono e apetite e pode pensar em prejudicar seu bebê. Tais sintomas se manifestam em geral 4 semanas após o parto e podem durar algunsmeses.

Na psicose pós parto, que é a forma mais grave e incomum da apresentação, Cinthia explica que a mulher é desconectada de seu bebê, tem o sono perturbado, pensamentos confusos e desorganizados, apresenta mudanças drásticas de humor, alucinações, delírios, risco de prejudicar a si mesma ou ao seu filho, e ainda apresenta extrema agitação e inquietação.

            Vale ressaltar que não é culpa da mulher, e que não significa rejeição ao bebê, é uma alteração química cerebral, que deve ser tratada.

Estas alterações ocorrem por fatores físicos, uma vez que há queda dramática de hormônios (estrógeno e progesterona). Fatores emocionais também podem contribuir, entre eles, a máaceitação da aparência após o nascimento da criança, perda de controle sobre a vida e  rotina, pressão psicológica de conviver 24 horas por dia com um bebê, estresse, privação do sono. Situações relacionados as expectativas da maternidade versus realidade, ligadas ao parto, amamentação, desejo ou não da gestação.

A profissional também explica que algumas características predispõe probabilidade de desenvolver a doença, como, personalidade exigente do bebê, solidão, falta de apoio, problemas financeiros e familiares, diagnóstico de depressão anterior a gestação ou na gestação, violência doméstica ou relacionamentos abusivos. Quando apresenta desordem disfórica pré menstrual (forma grave de tensão pré menstrual. Mulheres que tiveram complicações na gestação como diabetes gestacional, pré-eclampsia, hipertensão gestacional. O tratamento é constituído de antidepressivos associados a terapia se possível, ou suporte e orientações.

As pessoas imaginam o pós parto e a licença maternidade como uma fase da vida tranquila, onde a mulher está em casa apenas cuidando do seu bebê, feliz e realizada. Mas geralmente não é assim. “Precisamos falar sobre o pós parto, dizer que nem tudo são flores, que embora seja uma fase gostosa onde o vínculo é formado, onde se descobre e conhece seu filho, juntamente a isso, temos um bebê que chora, uma mãe cansada, sozinha, angustiada com tamanha mudança em sua rotina e sua vida.” Complementa Cinthia Calsinski Enfermeira Obstetra.






Cinthia Calsinski - enfermeira obstetra, preparada para analisar criticamente a situação da paciente e investigar problemas que possam prejudicá-la ou a seu filho, sempre buscando soluções através de diversos métodos científicos, é habilitada para conduzir um parto quando acontece de forma natural, analisar a gestante, verificar contrações, dilatações e demais alterações no funcionamento do organismo feminino no momento do parto, e discernir quaisquer alterações patológicas que possam requerer um atendimento médico especializado. Por meio de consultorias domiciliares, Cinthia prepara a mãe para o parto, amamentação, como lidar com um recém-nascido com todos osdesafios que ele proporciona, cuidados de higiene, preparo do ninho (ambiente do quarto, disposição de móveis, enxoval, treinamento de babás), curso de primeiros socorros, reciclagem para avós, colocação de brincos em meninas. Tudo na tranquilidade do lar, com hora marcada.




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Posts mais acessados