Pesquisar no Blog

quarta-feira, 9 de agosto de 2017

Agosto é mês de vacinação!



Lembre-se: animais bem nutridos respondem melhor às vacinas

Agosto é tradicionalmente um mês de vacinação de cães e gatos, graças à campanha anual de prevenção à raiva em todo o país. Então é também uma boa ocasião para esclarecer que alguns fatores interferem bastante na resposta no animal às vacinas, tais como idade, doenças preexistentes e estado nutricional. É comprovado: animais bem nutridos apresentam uma resposta mais adequada às vacinas de modo geral.

Segundo a médica veterinária da PremieR pet, Keila Regina de Godoy, a atenção com o sistema imunológico dos animais de estimação deve ser redobrada nos primeiros meses de vida e também na idade madura. Consequentemente, a alimentação ganha uma importância ainda maior nessas fases. “Filhotes com apenas alguns dias de vida possuem um sistema imunológico ainda imaturo, enquanto nos idosos algumas células de defesa tornam-se menos ativas, o que pode deixá-los mais vulneráveis às diversas doenças, além de mais susceptíveis a infecções”, esclarece.

Também devem receber especial cuidado com a alimentação os animais que têm sua imunidade prejudicada, como os gatos portadores do vírus da imunodeficiência felina (FIV) e o vírus da leucemia felina (FeLV).

“A alimentação é a principal responsável pelo fornecimento adequado dos nutrientes que servem de base para o bom desenvolvimento do sistema imune, pela multiplicação das células de defesa e pela formação de outras substâncias importantes para a imunidade. E em casos de desnutrição, o primeiro sistema do organismo afetado é justamente o sistema imunológico”, aponta a especialista.

Fica evidente, portanto, a importância de um suporte nutricional adequado durante toda a vida dos animais de estimação. Sem esse cuidado, muitas vezes não é possível atingir o resultado esperado com as vacinações, dada toda a relação entre a nutrição e o sistema imunológico. Um alimento adequado para a faixa etária, o porte, a raça, o nível de atividade física, bem como as condições fisiológicas e corporais é fundamental para garantir a boa imunidade e a saúde geral dos cães e gatos.





www.premierpet.com.br - PremieR Responde: 0800 55 6666 (de segunda à sexta das 8h30 às 17h30)





Nenhum comentário:

Postar um comentário

Posts mais acessados