Pesquisar no Blog

quinta-feira, 10 de agosto de 2017

A ação consciente de consumo



Life Coach Luciane Cadan dá dicas simples de como ajudar o planeta e a si mesmo


Comprar ou consumir de uma maneira responsável, ou seja, levar em consideração todos os fatores que envolvem esse hábito. Assim é o consumo consciente. Uma maneira de agir que muitos estão aderindo nos dias atuais. A Life Coach Luciane Cadan afirma que isso serve para tudo, seja um alimento ou até mesmo em uma compra.

Quando consumimos sem controle existe um desequilíbrio, seja ele no organismo ou nas finanças. A Life Coach relata que muitos não têm noção do consumo, pois usam essa estratégia como uma forma de prazer. “É anestesiar uma dor, compensar com algo que lhe dá prazer. Funciona como um mecanismo de fuga”, ressalta. Resumindo, passamos a sentir prazer em sofrer e assim vamos compensando nossas dores e nossos sofrimentos.

O lema é escolher pensando não só em si, mas em toda a relação que aquele produto tem com o mundo. Dando equilíbrio entre o bem-estar pessoal e a sustentabilidade. Isto porque o consumismo vem crescendo cada vez mais, aumentando assim os impactos tanto à vida pessoal como no coletivo, e à natureza.

O consumo consciente então é um hábito que pode ser adquirido com atitudes simples, sem largar mão do conforto, como por exemplo: poupar água ou economizar energia. Uma ação “clichê”, diz Luciane, mas que faz muita diferença: fechar a torneira enquanto se está escovando os dentes ou deixar apenas a luz acesa do cômodo no qual está ocupado.

Outra dica da Life Coach é utilizar sacolas retornáveis. Sabe quando você termina de guardar as compras e sobra aquele monte de sacolas plásticas? Então, elas podem ser substituídas por uma sacola de pano. Abandonar a sacola de plástico é abandonar também 450 anos de decomposição, poluição, e o entupimento de bueiros.

O consumo individual deve ser explorado de maneira que, ao comprar roupas e outras mercadorias, haja uma reflexão para saber se aquilo será mesmo útil, se há necessidade daquela compra, pensando no consumo consciente. Compro porque realmente preciso ou só pelo prazer em comprar?

É no dia a dia que fazemos a diferença e aquele pensamento de “ah, mas só minha atitude não muda nada” ou "é só um docinho" pode colocar tudo a perder, e ainda te colocar em um círculo vicioso, tomando uma proporção maior a cada dia. Para a Life Coach, “a mudança já é transformar esse tipo de pensamento”.

E você, qual hábito nocivo quer eliminar da sua vida?






Luciane Cadan de Oliveira Peretti - certificada e credenciada pelo IBC – Instituto Brasileiro de Coaching, com as seguintes titulações: Professional and self coach, coaching ericksoniano, analista comportamental, Leader Coach. Profissão Coach com certificação pela Florida Christian University e certificação internacional de Coaching para pais pela The Parent Coaching Academy, no Reino Unido. Graduada em Educação física pela Universidade Estadual de Londrina, no Paraná. Pós-graduada em Ergonomia pela UGF, em São Paulo. Desde a sua formação em Educação física, atuou na área de saúde e qualidade de vida, e hoje atua como coach de realização pessoal e profissional e qualidade de vida, com atendimento presencial e online, pela empresa MotivAção Coaching.
http://motivacaocoaching.com.br/site/
Instagram: @lucianecadancoach
Facebook: @lucianecadancoach
Linkedin: Luciane Cadan Peretti




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Posts mais acessados