Pesquisar no Blog

terça-feira, 18 de julho de 2017

Você sabia que existe o Dia do Umami?




A comemoração acontece em 25 de julho e celebra a descoberta do quinto gosto


Muitas pessoas ainda não estão familiarizadas com o umami, o quinto gosto básico do paladar humano, que significa “saboroso” em japonês. Ainda hoje é mais habitual associar as sensações gustativas ao doce, salgado, azedo e amargo. Mas, diferente destes gostos, o umami possui uma particularidade especial: o Dia do Umami, comemorado todos os anos em 25 de julho. Como não é fácil entender a origem de datas especiais, a nutricionista do Comitê Umami explica melhor como foi definida a celebração.

“Há quem pense que o umami exista há apenas 15 anos, quando receptores na língua foram identificados pela sociedade científica”, comenta Mariana Rosa, nutricionista do Comitê Umami. No entanto, toda a reviravolta no universo dos gostos aconteceu muito antes de 2000, quase cem anos mais cedo.

No início do século XX, precisamente em 1908, o professor e cientista Kikunae Ikeda, ao degustar o dashi – caldo tradicional da culinária japonesa feito com alga kombu e peixe bonito –, percebeu um gosto diferente dos até então conhecidos. Após muitas pesquisas, ele conseguiu extrair da alga kombu o ácido glutâmico (glutamato livre) e teve a certeza de que aquele gosto saboroso realmente existia e estava presente em muitos alimentos que consumia diariamente. “O dia em que o professor concluiu os estudos e, consequentemente, o gosto umami foi descoberto era 25 de julho de 1908 – completando 109 anos em 2017”, conclui a especialista.

De lá para cá, novas pesquisas detectaram a existência de outras duas substâncias que proporcionam o quinto gosto: os nucleotídeos inosinato e guanilato. Além disso, estes estudos também confirmaram muitos benefícios relacionados à ingestão de alimentos umami, como a melhora na aceitação alimentar de, principalmente, crianças e idosos, a manutenção da higiene bucal, e o auxílio na redução de sódio e na digestão de proteínas.


UMAMI

É o quinto gosto básico do paladar humano, descoberto em 1908 pelo cientista japonês Kikunae Ikeda. Foi reconhecido cientificamente no ano 2000, quando pesquisadores da Universidade de Miami constataram a existência de receptores específicos para este gosto nas papilas gustativas. O aminoácido ácido glutâmico e os nucleotídeos inosinato e guanilato são as principais substâncias Umami. As duas principais características do Umami são o aumento da salivação e a continuidade do gosto por alguns minutos após a ingestão do alimento. Para saber mais, acesse portalumami.com.br e acompanhe também pelas redes sociais facebook.com/GostoUmami e instagram.com/ogostoumami






Nenhum comentário:

Postar um comentário

Posts mais acessados