Pesquisar no Blog

quinta-feira, 20 de julho de 2017

RAIO-X DA ARTROSE: CAUSAS, SINTOMAS E TRATAMENTOS



A artrose é uma doença degenerativa crônica, que provoca o desgaste das cartilagens dos ossos. Trata-se da degeneração da cartilagem articular, com uma mudança subsequente nas superfícies articulares ósseas. Isso gera o desenvolvimento de osteófitos (conhecidos como “bicos de
papagaio”) e de sinovite moderada (inflamação da membrana sinovial, uma fina camada de tecido conjuntivo que reveste estruturas como tendões musculares).

De acordo com a Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia (SBOT), há 10 milhões de casos registrados no Brasil. A doença é considerada pelo Ministério da Previdência Social e do Instituto Nacional de Seguro Social do Governo Federal, a terceira causa de afastamento de trabalho no País. A estimativa do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), é que o excesso de exercícios físicos será a causa de 45% dos casos de artrose no futuro, assim como o sobrepeso, que atinge quase 60% dos brasileiros.

As áreas mais afetadas são as articulações que suportam peso, como mãos, coluna, quadris e joelhos. A artrose está relacionada com a idade, se desenvolvendo com mais frequência após os 35 anos, e atingindo quase todas as pessoas acima dos 60. Segundo a Sociedade Brasileira de Reumatologia, pelos 75 anos, 85% das pessoas têm evidência radiológica ou clínica da doença, mas somente 30 a 50% dos indivíduos com alterações observadas nas radiografias queixam-se de dor crônica.

A doença acomete tanto homens como mulheres, com exceção da artrose das articulações interfalângicas da mão, que é visto 10 vezes mais em mulheres. Nos homens, afeta mais a articulação coxofemoral (do fêmur com a bacia).
Causas
A principal causa da artrose pode ser o desvio entre o esforço mecânico na superfície articular da cartilagem e a capacidade do tecido cartilaginoso para resistir a esta pressão.

Portanto, a artrose se desenvolve com mais facilidade em pessoas que realizam trabalho físico pesado, com esforço excessivo das articulações durante os movimentos estereotipados frequentemente repetidos, além de atingir os atletas, é claro.

O trabalho que exige ação prolongada de agachamento ou a necessidade de ficar ajoelhado constantemente também contribui para o surgimento da artrose. Quando há obesidade, a carga de pressão sobre a articulação do joelho é especialmente aumentada. Outra causa é a genética, que também pode ser responsável pela doença.


Sintomas

O principal sintoma da artrose é a dor, com inchaço no local, resultando na dificuldade de movimentação. O paciente pode sentir incômodo durante o esforço físico, em repouso, durante a noite ou até mesmo tocando a articulação.

Outros sintomas importantes são a rigidez matinal na articulação afetada ou dor que não dura mais do que meia hora, e aparece depois de algum descanso, gerando instabilidade no movimento da articulação.


Tratamento

Há medicamentos capazes de retardar o processo e amenizar seus sintomas, como anti-inflamatórios, analgésicos, opióides, e também a glucosamina, a condroitina e a diacereina, medicamentos que podem interferir na evolução da artrose.

Não podemos esquecer a infiltração com ácido hialurônico, que proporciona ótimos benefícios. Importantíssimo lembrar que a mudança do estilo de vida, com a redução de peso, o fortalecimento da musculatura, a atividade física regular e o tratamento fisioterapêutico são excelentes formas de combater a doença. Em casos mais graves, a cirurgia pode ser aconselhada.





Dr. Sérgio Costa, Ortopedista com Especialização em Cirurgia de Joelho, Artroscopia e Próteses pela Escola Paulista de Medicina (UNIFESP); Pós-Graduado pela Faculdade de Medicina da USP em Ortopedia e Traumatologia; Mestre pela USP; e Coordenador da Equipe Médica do Hospital São Luiz, unidade Itaim




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Posts mais acessados