Pesquisar no Blog

segunda-feira, 3 de julho de 2017

Por que é tão difícil escolher uma carreira?



Especialista da Prepara Cursos fala sobre como driblar as dúvidas e descobrir sua vocação


Escolher uma profissão é um desafio muito importante e acontece durante a juventude, fase que já é naturalmente repleta de dúvidas e questionamentos. Recente pesquisa realizada pelo Portal Educacional mostra que 54% dos estudantes do Ensino Médio ainda não decidiram qual rumo seguir.

Por vezes, a pressão dos pais e colegas pode confundir ainda mais os jovens, além do grande número de opções disponíveis atualmente. O diretor da Prepara Cursos, rede de cursos profissionalizantes da MoveEdu, Guilherme Maynard, acredita que, nesses momentos, é preciso contar com a ajuda de profissionais que podem ajudá-lo a esclarecer dúvidas e  conhecer sobre as preferências, habilidades e objetivos pessoais para seguir o melhor caminho profissional.

“O ponto mais importante é encontrar aquilo com que se identifica. Esse autoconhecimento deve reduzir a dificuldade da escolha, pois, dessa forma, é possível descartar setores em que a pessoa não se encaixa”, afirma Maynard.

O teste vocacional é uma ferramenta eficaz nesta descoberta. A Prepara Cursos, com o objetivo de orientar os jovens nesse momento delicado, aplica uma avaliação aos candidatos que procuram qualificação profissional e colocação no mercado de trabalho. Oferecido presencialmente, nas 600 unidades ao redor do país, e também pela plataforma on-line, o exame, que é aplicado por meio de um questionário que avalia características gerais, identifica possíveis áreas em que o candidato possa trabalhar,  como tecnologia, turismo, carreira internacional, indústria e finanças. Com o resultado das respostas, o participante é indicado para a área de atuação que mais se identifica.

Além desta orientação, a rede oferece opções de formação em diversos segmentos por meio de cerca de 90 cursos profissionalizantes e do Programa Mais Empregos, querealiza o encaminhamento de profissionais ao universo corporativo através de parcerias estabelecidas com empresários. Nesse encaminhamento, também é levado em conta o resultado identificado no teste como as principais forças e habilidades do estudante.

“Converse com pessoas do segmento que se identifica, faça exames vocacionais e cursos livres, que, além de serem um investimento a curto prazo, oferecem um panorama completo sobre o segmento. E o principal, não tenha medo de errar. Tendo paixão e dedicação, com certeza o jovem alcançará promissores horizontes”, finaliza Maynard.




Prepara Cursos





Nenhum comentário:

Postar um comentário

Posts mais acessados