Pesquisar no Blog

segunda-feira, 17 de julho de 2017

O inverno pode danificar sua pele, saiba como protegê-la por meio da dieta



Além da aparência, o cardápio adequado ainda previne doenças e fortalece a imunidade para enfrentar as baixas temperaturas


Quem nunca ouviu o famoso ditado: “nós somos o que nós comemos”? Apesar de clichê, a frase carrega uma grande verdade. Do ponto de vista nutricional, tudo o que ingerimos influencia, de maneira positiva ou negativa, em nosso organismo e ainda se reflete em nossa aparência. O resultado vai depender apenas das escolhas feitas, por isso, os especialistas afirmam que é possível garantir mais saúde e ainda prevenir diversas patologias simplesmente através de uma alimentação balanceada.

Além de fortalecer o sistema imunológico e contribuir para o bom funcionamento do metabolismo, a dieta certa ainda é capaz de preservar a jovialidade da pele, unhas e cabelos, sendo mais eficaz, até mesmo, do que muitos cosméticos ou tratamentos de beleza, especialmente nessa época do ano, em que o frio tende a promover o ressecamento e enfraquecimento dessas áreas. Portanto, os cuidados devem ser redobrados, começando pela mesa.

Prevenção, cuidado e reparação

Milhares de pessoas apostam em produtos e procedimentos estéticos para dar um ar mais jovem e sadio à pele. Não é à toa que a indústria da beleza é uma das que mais crescem atualmente e, por isso, investe constantemente em fórmulas inovadoras que prometem cada vez mais resultados. Isso sem contar as receitas caseiras “milagrosas” que volta e meia aparecem para os mais diversos fins, prometendo tornar a cútis dez anos mais jovem. No entanto, segundo a nutricionista Luciana Guerreiro, essas alternativas são apenas coadjuvantes nos cuidados com a pele e aparência, pois, os verdadeiros resultados são provenientes de outros fatores: “A alimentação é a base de tudo, portanto, com o organismo funcionando corretamente, os resultados se tornam visíveis. Não existe fórmula secreta, para ter uma pele verdadeiramente saudável e bonita é preciso um bom trabalho de prevenção, cuidado e reparação, quando necessário”.

A profissional da Nature Center explica que, em relação a pele, o cuidado significa ainda mais do que estética, afinal, trata-se do maior órgão do corpo humano, e, como qualquer outro tecido, ela também precisa receber os nutrientes ideais em quantidade adequada: “Um terço da circulação sanguínea do corpo vai para a pele e a nutrição é uma etapa fundamental para controlar o funcionamento metabólico do nosso organismo”. Além disso, a nutricionista também explica que, nessa época do ano, o clima seco e a baixa umidade do ar a que ficamos expostos constantemente pode gerar, além do ressecamento, rachaduras e até pequenos sangramentos, mas, segundo a especialista: “a alimentação pode nos trazer uma proteção contra esse efeito danoso”.

Colágeno é fundamental para a saúde da pele

Quando se fala em saúde da pele é impossível não falar de colágeno, o maior aliado para combater os efeitos nocivos que o tempo e as mudanças climáticas causam sobre o órgão. Trata-se de uma poderosa proteína, produzida naturalmente pelo corpo, que também pode ser encontrada em alguns alimentos, suplementos e cosméticos. Ela combate os traços de envelhecimento e mantém a pele firme e hidratada para suportar as baixas temperaturas. O corpo a sintetiza por meio da digestão de alimentos ricos na substância, que são transformados em aminoácidos e depois distribuídos ao organismo por meio da corrente sanguínea.

A nutricionista afirma que, além de promover jovialidade à cútis, o colágeno também possui outras funções importantes. “Cerca de 25% de toda proteína corporal é composta por ele, que é o maior responsável pela formação e manutenção das fibras de alta resistência que conferem elasticidade, flexibilidade e integridade aos músculos, ossos, ligamentos, tendões e pele”. O colágeno também participa da formação de tecidos desde o feto e combate o enfraquecimento ósseo e muscular, o que ajuda a evitar doenças provenientes do desgaste físico como artrose, artrite, e fibromialgia, e ainda garante que o corpo funcione bem por dentro e fique bonito e saudável por fora.

Principais fontes naturais

Investir em uma alimentação rica neste nutriente é fundamental para auxiliar o corpo em seu processo de sintetização e evitar diversas patologias. Um dos alimentos mais populares entre as fontes de colágeno é a carne vermelha, no entanto, a nutricionista explica que essa proteína consumida isoladamente não é capaz de oferecer a quantidade necessária para atender a demanda do nosso organismo, por isso, é preciso incluir na dieta outros alimentos como gelatina, geleia de mocotó, sementes de chia e linhaça, oleaginosas como as castanhas, aveia e verduras, que auxiliam na reposição e sintetização do nutriente.

De acordo com Luciana, para garantir a absorção do colágeno ainda é preciso aliar o consumo dessas fontes a alimentos ricos em vitamina C, como laranja, morango, mamão e kiwi: “Desta forma a absorção da proteína é potencializada, e o organismo ainda conta com os efeitos benéficos da vitamina C, especialmente sobre a pele, pois ela age no processo de cicatrização e ainda protege o órgão contra os danos causados pela exposição solar, o que, consequentemente, dificultando o surgimento de manchas”.

Hora de suplementar?

A carência de colágeno no organismo aumenta conforme a idade avança, isso porque o corpo produz a proteína naturalmente até que a pessoa atinja o vigor físico, por volta dos 30 anos, a partir daí o ritmo diminui cerca de 1% por ano, atingindo o ápice aos 50 anos. É por isso que nessa etapa começam a surgir as temidas rugas, a flacidez e o enfraquecimento das unhas e cabelos. Por isso, para adiar os efeitos da idade e amenizar enfraquecimento ósseo e muscular, é necessário o aporte do colágeno por meio de fonte externas, como a suplementação, que pode ser feita através de capsulas, em pó, balas e, até mesmo, alimentos enriquecidos. “Essa é uma das formas de consumo do colágeno mais difundidas atualmente, principalmente entre as mulheres acima de 30 anos. O ideal é procurar um especialista, que poderá indicar o melhor método e a quantidade para atender as necessidades individuais de cada pessoa” – afirma Guerreiro.

Antioxidantes – grandes aliados

Os antioxidantes são nutrientes capazes de evitar a formação excessiva de radicais livres – substâncias que, em grande quantidade, oxidam e agridem nossas células e tecidos corporais – dessa forma seus efeitos nocivos, como o envelhecimento celular e, até mesmo, o favorecimento de doenças crônicas, são diminuídos consideravelmente. Uma alimentação rica em frutas, vegetais e grãos integrais, fornece uma boa quantidade de antioxidantes e contribui para o fortalecimento da defesa imunológica, além de reduzir os riscos de desenvolvimento de males e infecções. “Ingerir frutas e vegetais crus, em vez de cozidos, fornece maior concentração e melhor absorção de antioxidantes. Assim, os antioxidantes combatem o envelhecimento precoce e promovem a saúde do organismo e da pele, melhorando seu aspecto” – acrescenta Guerreiro.

Hidratação é fundamental

Muitas pessoas associam a importância de hidratar o corpo apenas às temperaturas mais elevadas do verão, onde há necessidade de repor os líquidos perdidos, no entanto, essa visão é equivocada, pois, o inverno não poupa ninguém. O tempo frio e seco faz com que nossa pele sofra uma perda excessiva de água através da derme, isso gera ressecamentos que podem resultar em irritações pelo corpo ou, até mesmo, lesões mais sérias. Para evitar que isso aconteça e aproveitar somente a parte boa da estação, além de ingerir muita água, sucos e chás, também vale apostar em alimentos que promovem maior hidratação para o organismo, como algumas frutas e vegetais.

Entre eles vale destacar o agrião, abobrinha, alface, acerola, tomate e melancia. Luciana explica que, com exceção dos grãos e sementes – que só absorvem a substância após o cozimento – a maioria dos alimentos crus, em geral, possuem uma boa porcentagem de água.  “Vale ressaltar que mesmo consumindo esses ingredientes, ainda é necessário beber pelo menos 2 litros de água por dia, pois somente 10% da água necessária para suprir nossas recomendações diárias pode ser adquirida por eles” – explica a especialista.

Outras dicas importantes

Abuse dos hidratantes: Na estação em que menos suamos, os cremes e óleos de hidratação são muito importantes para ajudar a proteger a pele, especialmente no rosto, que é a parte mais exposta. Os hidratantes labiais, que combatem as rachaduras na boca, também não podem ser esquecidos;

Use filtro solar: Mesmo em dias nublados o protetor é necessário, pois, ainda que não seja possível visualizar o sol, os raios ultravioletas continuam presentes, em menor quantidade, e podem causar danos à sua pele;

Umidade do ar: Já existem no mercado diversas opções de aparelhos umidificadores de ar para combater o tempo seco, eles são um bom investimento na estação, mas caso você não possua um, é possível improvisar um recipiente com água para manter o ambiente mais úmido;

Temperatura do chuveiro: Evite banhos quentes e demorados. A água quente contribui para o ressecamento da pele, roubando toda a oleosidade natural e favorecendo o surgimento de rachaduras e incômodos indesejados.





Fonte: Nature Center



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Posts mais acessados