Crise
é a principal palavra propagada nos meios de comunicação e nas conversas entre
amigos e família. Reflexo das dificuldades e das transformações políticas e
econômicas em que o país passou e está atravessando nos últimos meses. Quando
falamos em crise, pensamos imediatamente em um momento perigoso ou difícil, em
desequilíbrio, em uma situação conflituosa e muita tensão. Imaginando “crise”
em um âmbito nacional, esses sinônimos se amplificam, somando alguns como
desemprego, aumento de preços, endividamento e falências.
Quando a crise nacional começa a ser preocupante para uma empresa,
isto é imediatamente absorvido pelos seus colaboradores em forma de
comportamento. Como manter-se “minimamente” calmo sem esmorecer e funcional sem
nervosismos, diante de tanta pressão?
Para que a estratégia da empresa seja executada de forma
milimétrica em um momento de crise, existe a necessidade do foco na solução.
A metodologia coaching colabora com este foco a partir dos
desafios de se pensar em soluções diferentes. Faz parte da metodologia o
questionamento sobre o “estado atual” (crise), apoiando a criação de novas
opções e escolhas, com base na solução.
Este processo regula o comportamento do executivo diante da tensão
de entregar resultados mesmo mergulhado na crise.
E, logicamente, quanto mais o executivo ou a empresa não investir
em solucionar este momento difícil, estará mais perto do fundo do poço. Então,
este é o momento de unir forças, reinventar os métodos e investir em saídas e
parcerias para navegar nos mares perigosos da crise institucional que o Brasil
está passando.
Novas estratégias e novas respostas para problemas cotidianos são
necessárias. Todos os funcionários e diretores devem estar envolvidos na busca
desta solução. Eles devem remar na mesma direção e seguir a bússola que os
levem para a sobrevivência e, posterior, sucesso do negócio.
Um comportamento adequado em um momento difícil pode fazer toda a
diferença quando se trata de decisões estratégicas.
Talia Jaoui - Master Coach Trainer,
formada em Psicologia pela PUC-SP e é Sócia fundadora DHUMA T&D. Tália é
autora dos livros “Quando! Quando… Quando?” e “A Revolução do Coaching”. É Co-autora
dos livros “A Elite do Coaching” vols I e II. Atua também como palestrante
Comportamental.
Nenhum comentário:
Postar um comentário