Pesquisar no Blog

quinta-feira, 6 de julho de 2017

MUSEU SEM CHATICE



Três estratégias para tornar os programas culturais nas férias ainda mais divertidos


1-   Incentive seu filho a fazer arte no museu

Nada de ficar tirando selfies ou registrando a visita pelo celular! Para tornar o contato com a arte mais rico para as crianças, a dica é levar um bloco de desenho, estojo, e incentivar a meninada a produzir algo em resposta ao que estão observando. Não se trata de ‘imitar’ ou ‘copiar’ as obras, mas de criar, livremente, a partir das emoções e impressões causadas pela visita. 

2-   Vá além do “bonito” ou “feio”

Ao emitir - ou solicitar da criança que ela emita – juízos muito fechados sobre uma obra de arte, o adulto acaba por limitar muito a experiência do jovem visitante. Para não cair nesta armadilha, deixe de lado os julgamentos e exercite um olhar mais curioso. Um bom ponto de partida são os materiais usados pelo artista para compor aquela obra. Por que será que os escolheu? Como fez para juntar esses elementos? Que sensações eles provocam? No que essa obra nos faz pensar (músicas, filmes, experiências, conversas)? O mais importante é deixar claro para a criança que não há respostas certas ou erradas. 

3-   Invente uma história 

Convidar a criança a criar uma história a partir da cena ou do objeto que está observando é uma ótima maneira de disparar a curiosidade e de levá-la, de forma lúdica, a interpretar o que está vendo. Você pode, se quiser, registrar essas narrativas. Mais tarde, ao revisitá-las, você resgatará a experiência da visitação.





Fonte: Fernanda Assumpção
- Professora de Artes do Colégio Stockler
- Arquiteta pela Universidade Presbiteriana Mackenzie
- Artista Plástica pela Faap


 


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Posts mais acessados