Pesquisar no Blog

segunda-feira, 17 de julho de 2017

Mitos e verdades sobre crescimento capilar



Há alguma dieta que ajuda no crescimento? Cortar em lua cheia influencia? Renata Souza, especialista em tratamentos capilares do SpaDios, esclarece essas e outras crenças sobre o desenvolvimento dos fios


Muitas mulheres sonham com os cabelos longos e fortes. Todavia, não há milagre que faça os fios crescerem do dia para noite. Mesmo sem simpatias, existem alguns truques que ajudam nessa tarefa. Renata Souza, especialista em tratamentos capilares naturais do SpaDios, desvenda alguns mitos e verdades sobre madeixas que não crescem.

Verdades:

Excesso de óleo impede o desenvolvimento capilar

Quem tem cabelo oleoso, deve lavá-lo com maior frequência, de preferência diariamente. “O excesso óleo na raiz obstrui os poros, e isso atrapalha o crescimento”, explica Renata Souza. Além disso, o uso excessivo de secador estimula a produção de óleos na raiz. Dessa forma, sempre que possível, deixe as madeixas secar naturalmente.


Tratar os fios em Lua Cheia estimula o crescimento

Parece crendice de avó, mas no SpaDios esse período é levado muito a sério. “Quem pensa que apenas o Sol rege a vida no planeta está muito enganado. As fases da Lua afetam não só o mar, mas também os cabelos”, conta Renata Souza. A fase cheia deste astro noturno é comemorada todos os meses com o DayMoon, dia em que o salão oferece apenas tratamentos para o desenvolvimento capilar. Para comprovar os resultados, é feita uma “marquinha” semelhante a uma mecha de reflexo, bem próxima à raiz, a fim de medir o quanto os fios cresceram. Em média, o crescimento é de 1,8cm em 28 dias: 80% a mais que em dias fora da influência da Lua Cheia.


Certos alimentos ajudam os fios crescerem

O ditado “você é o que você come” é pura verdade quando se trata de desenvolvimento capilar, ou seja, sua dieta pode ser tão importante para as suas madeixas quanto o seu xampu.

“Abóbora, cenoura e batata doce são alimentos ricos em vitamina A, que ajuda o corpo a produzir o sebo necessário para que o couro cabeludo fique saudável”, explica a especialista do SpaDios. Além disso, o ferro é muito importante para o fortalecimento dos fios e para previnir a queda. Dessa forma, alimentos como lentilha, espinafre, couve e brócolis são aliados para aquelas que querem ter as madeixas Rapunzel.


Aplicação e ingestão de proteína deixam os cabelos mais fortes

Assim como os músculos, os cabelos também são compostos por um alto teor de proteína. Não é a toa que produtos com queratina e aminoácidos são responsáveis por manter a água dentro dos fios e deixá-los mais fortalecidos. “A ingestão de proteína também é recomendada. Uma dieta balanceada e rica nessa substância é importante para a saúde capilar”, indica Renata.


Estresse atrapalha o crescimento dos fios

O estresse é um problema que atrapalha os mais diversos âmbitos da saúde, psicológico e físico. Com os cabelos não é diferente. “A perda dos fios pode ocorrer logo após ou até três meses após um episódio estressante”, detalha a hair-specialist. Isso acontece, muitas vezes, porque o corpo precisa se recuperar desse contratempo, estimulando outras partes do organismo e fazendo com que os fios parem de crescer ou comecem a cair.


Mito:

Misturar anticoncepcional com o shampoo

Dessa vez, a crendice dos antigos é um mito. “O hormônio da pílula anticoncepcional é para ser ingerido, não há nenhum tipo de efeito ou absorção do couro cabeludo quanto ao uso tópico”, esclarece.


Rabo de cavalo ou trança estimula o crescimento

Puxar, esticar e amarrar os fios nas alturas não age de forma alguma no crescimento dos fios. Muito pelo contrário: “O ferro dos elásticos e rabos muito apertados podem quebrar os fios. Para prender, indico o uso de piranhas e lacinhos revestidos por tecido”, alerta Renata Souza.


Aparar as pontas todos os meses impede o crescimento

Os fios nascem do couro cabeludo e não das pontas. Apará-los mês a mês evita pontas duplas e faz com que eles não fiquem ou ralos no comprimento. “É ilusão pensar que o cabelo não crescerá por ser cortado sempre. Fios saudáveis crescem, em média, um centímetro por mês, mas o fato de tirar as pontas não interfere no crescimento em si”, explica.


O cabelo se acostuma com o xampu, que para de fazer efeito 

É recomendado o rodízio de xampu para que os cabelos aproveitem diferentes benefícios dos produtos. “Se o cosmético é ideal para o tipo de fio e está garantindo bons resultados, não há porque trocá-lo”, afirma a especialista em tratamentos capilares naturais do SpaDios.




SpaDios
@spadios l www.spadios.com.br








Nenhum comentário:

Postar um comentário

Posts mais acessados