Pesquisar no Blog

sexta-feira, 21 de julho de 2017

FESTIVAL DA GENTILEZA 2017 ACONTECE ENTRE 21 E 23 DE JULHO, NA PRAÇA FLORIANO PEIXOTO, EM BELO HORIZONTE




SEGUNDA EDIÇÃO DO FESTIVAL TRAZ ATIVIDADES REFLEXIVAS E DECONTEMPLAÇÃO COM O TEMA “TEMPO, ARTE E CIDADE” 

Há um ano, o projeto verbogentileza coloca ação no substantivo para incentivar a empatia entre as pessoas e delas com a cidade. Entre os dias 21 e 23 de julho será a vez de “festejar gentileza”, com a segunda edição do Festival da Gentileza, que acontece na Praça Floriano Peixoto, em Belo Horizonte.

A tríade TEMPO, CIDADE e ARTE será o tema do Festival, uma ideia que surgiu ainda em 2016, a partir de reflexões da primeira edição e da obra Before I Die, da artista Candy Chang, em que seu painel interativo foi preenchido inteiramente no primeiro dia. “Ao sensibilizarmos as pessoas para participarem da ação do mural, percebemos que elas estão afoitas pela fala, precisando colocar pra fora suas emoções, mas nem sempre o diálogo tem sido fácil. Somos diariamente engolidos pela pressão do tempo e isso tem gerado cada vez mais conflitos e menos gentileza com o próximo”, conta Patrícia Tavares, idealizadora do projeto.

Mais que ser gentil com a cidade e com as pessoas, o objetivo do Festival este ano é convida-las e inspira-las a praticarem essa gentileza no seu dia-a-dia, multiplicando as ações e provocando mudanças efetivas. E, também por isso, a horizontalidade passa a ser uma palavra-chave para esta edição. “No ano passado, tivemos uma ação formativa com palestras e oficinas sobre temas diversos que envolvem a vida urbana. Este ano queremos trazer as pessoas para o centro da conversa, com uma relação mais horizontal e de construção coletiva. Queremos ouvi-las, ouvir as vozes da cidade”, comenta Patrícia.

Os coletivos Benfeitoria, Nossa Grama Verde, Quartoamado, Beagá Cool, Micrópolis, Cine Growler e Mordô Coletivo Gourmet foram alguns dos convidados a fazerem intervenções na praça a partir da pergunta “o que você gostaria de fazer para a cidade?”, e um mapa da gentileza vai apontar ações gentis que já acontecem em Belo Horizonte. “Tem muita gente trabalhando pelo afeto e por uma vida urbana melhor, e nós queremos potencializar essas ações em prol desse objetivo comum”, finaliza. 


Programação

O Festival da Gentileza 2017 acontecerá em três dias com uma programação leve e solar. A intenção é que o evento promova a troca de experiências, uma boa conversa e, principalmente, aconteça sem pressa. O “portal da gentileza” – as fitas coloridas com frases de reflexão – recebe os visitantes na Praça Floriano Peixoto. 

Aulas de Kundalini Yoga, piquenique, feiras de publicações independentes e de design, contação de histórias, jardim comestível, cinema, são algumas das atividades que compõe a programação na praça. Entre elas, o projeto “Fica Ryca na Favela”, projeto do centro cultural do Aglomerado da Serra, leva seu “Fica Ryca na Favela”, com produtos de empreendedores da comunidade.

A música terá um ponto comum: cada grupo tem um som singular. Um paradoxo que une Desvio, Mustache e os Apaches, Iconili, Marcos Frederico Quinteto, Raquel Coutinho, Ná Ozzetti com Patrícia Bastos e Dante Ozzetti. A dança e as artes visuais também estarão presentes na programação.

Este Festival é realizado com recursos da Lei Municipal de Incentivo à Cultura da Prefeitura de Belo Horizonte. Fundação Municipal de Cultura. Realização Ministério da Cultura e Governo Federal, Ordem e Progresso. E tem patrocínio da Unimed-BH, Cielo e Drogaria Araujo.


Sobre o verbogentileza:

O verbo leva ação para o substantivo gentileza – “pensar gentileza”, “distribuir gentileza” – e juntos eles se transformam em ideias, demonstram sentimentos, humanizam atitudes. “Essas ações gentis possuem a capacidade de emocionar, repercutindo posturas acolhedoras e é por meio delas que vamos trilhar nosso caminho. Essa é a origem do nosso movimento que é simples e verdadeiro. Uma promoção da gentileza via cultura e atitudes coletivas”, explica Patrícia Tavares.

O verbogentileza atua em três frentes: 1. Conteúdo compartilhado e inspirador no ambiente online: no Facebook.com/verbogentileza, Instagram.com/verbogentileza, YouTube e Spotify. 2. As ações pop-up, que levam a inspiração e o engajamento pra o mundo real, no dia-a-dia da cidade: a pintura de um muro abandonado, a distribuição de flores pela cidade, mensagens de alento. 3. O Festival da Gentileza, uma celebração das ações realizadas no decorrer do ano.



Festival da Gentileza
Datas: de 21 a 23 de julho
Local: Praça Floriano Peixoto
Programação:
Facebook.com/verbogentileza
Instagram.com/verbogentileza





Nenhum comentário:

Postar um comentário

Posts mais acessados