Pesquisar no Blog

segunda-feira, 3 de julho de 2017

A importância da doação de sangue



Para entender a importância da doação do sangue é necessário, primeiramente, entende-lo. O sangue é o tecido do ponto de vista funcional, é o meio líquido que flui pelo sistema circulatório entre os diversos órgãos, transportando nutrientes, hormônios, eletrólitos, água, resíduos do metabolismo celular e outras substâncias. 

O sangue tem múltiplas funções e entre elas está a nutrição de todos os tecidos do organismo, pois transporta o oxigênio dos pulmões aos tecidos e ao retornar, o sangue conduz o dióxido de carbono e os demais  resíduos do metabolismo celular para eliminação através da respiração, suor, urina ou fezes. Outra função é o sistema de defesa  do organismo contra doenças e a invasão de germes patogênicos, a regulação da coagulação e da temperatura corporal. 

Diante dessas funções, podemos afirmar que o sangue é de suma importância e sem ele não há vida, já que o sangue não é fabricado artificialmente, é insubstituível e o ser humano é a sua  única fonte.

A coleta de sangue no Brasil é de aproximadamente 3,6 milhões de bolsas coletadas ao ano, o  que corresponde a 1,8 % da população geral. Segundo a OMS - Organização Mundial da Saúde, o ideal é 3,5 a 5 % ao ano. Portanto, o Brasil está abaixo dos valores recomendados e nos períodos de inverno e férias, a falta de sangue nos hospitais é ainda maior.

Para ser um doador de sangue é preciso atender a algumas normas nacionais e internacionais,  como ter boas condições físicas, idade entre 16 e 69 anos, peso mínimo de 50 quilos, estar descansado - ter dormido seis horas nas últimas 24 horas, estar alimentado e levar um documento com foto. As doações devem ter um intervalo de 60 dias para os homens e de 90 dias para as mulheres.

Algumas condições podem ser impedimentos temporários para a doação, como resfriado - só pode doar após sete dias dos sintomas; nos casos que envolvem gravidez somente 90 dias após o parto, ingestão de bebida alcoólica nas 12 horas que antecedem a doação; tatuagem ou maquiagem definitiva nas últimas 12 horas; situação de risco de DST - Doença Sexualmente Transmissível, aguardar 12 meses; doadores que estiveram em região endêmica de malária precisam aguardar 12 meses; procedimentos endoscópicos, endoscopia digestiva alta, colonoscopia somente após seis meses; extração dentária há impedimento de sete dias; cirurgia odontológica, quatro meses; acupuntura com laser e material descartável, após 24 horas e com material  sem condições de avaliação, após 12 meses; vacina contra gripe depois de 48 horas; herpes labial e genital somente após o desaparecimento total e herpes Zoster depois de seis meses da cura; febre amarela com vacina esperar quatro meses e com doença, aguardar seis meses. 

Outros fatores são impedimento definitivo para doação - hepatite após 11 anos de idade; evidência clínica e laboratorial de hepatite B, C; AIDs, HTLV1/2 e doença de chagas; uso de drogas ilícitas injetáveis e malária.





Dra Silvia Pazmiño - Hematologista do Hospital Santa Casa de Mauá




                                                                                                                                                        

Um comentário:


  1. A felicidade é tudo que eu vejo agora. Nunca pensei que vivi na Terra antes do ano se esgotar. Eu tenho sofrido de HSV 1 e 2 nos últimos 3 anos agora; Eu gastei muito dinheiro indo de um lugar para outro, os hospitais têm residido em casa todos os dias. Verificações constantes foram o meu hobby até o dia fiel, eu estava pesquisando pela internet, vi um testemunho sobre como o Dr. sigolo ajudou alguém a curar o HSV 2, rapidamente copiei seu e-mail que é prophetekpen@gmail.com apenas para dar
    Ele um teste que eu falei com ele, ele me pediu para fazer algumas coisas certas que eu fiz, ele me disse que ele vai me fornecer a cura herbal, o que ele fez, depois de usar as ervas medicinais por 2 semanas, ele Pediu-me que fizesse uma verificação médica do que eu fiz e estava livre do HSV1 e 2, ele só me pediu para publicar o testemunho em todo o mundo,
    fielmente, estou fazendo isso agora, por favor irmãos e irmãs, ele é ótimo, eu devo-lhe em troca. Se você está tendo um problema semelhante, apenas envie um email para ele em prophetekpen@gmail.com. Você é a próxima pessoa a se curar.Http: prophetekpen@gmail.com Meu nome é atticus aurora Você também pode me contatar por e-mail: prophetekpen@gmail.com número whatsapp +2348105238925.Você também pode contatá-lo em qualquer doença nisso, ele tem a cura herbal para isso
    .HIV
    .HEPATITE
    .ANTRAZ\
    . HPV
    .CÂNCER
    .ALS

    ResponderExcluir

Posts mais acessados